Maersk assina projeto para construir gigante planta de amônia na Europa

A Maersk continua desenvolvendo paralelamente os combustíveis do futuro para descarbonizar as operações

A.P. Møller-Maersk assinou um projeto que construirá a maior instalação de produção de amônia verde livre de dióxido de carbono (CO2) da Europa, uma alternativa neutra em carbono que o transportador identificou juntamente com o metanol como combustível marítimo do futuro.

A instalação Power-to-X localizada em Esbjerg, na costa oeste dinamarquesa, converterá a energia das turbinas eólicas em amônia verde. A amônia verde produzida na instalação pode ser utilizada pelo setor agrícola como fertilizante verde e pela indústria naval como um combustível verde verdadeiramente sustentável. AP Moller - Maersk, juntamente com as empresas dinamarquesas Arla, Danish Crown, DLG e DFDS, assinaram um memorando de entendimento, comprometendo-se a trabalhar para realizar o estabelecimento da instalação, bem como apoiar a retirada da amônia verde da instalação uma vez que está pronto para ser entregue ao mercado.

O projeto está sendo liderado pela Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), a maior gestora de fundos dedicadas do mundo em investimentos em infraestrutura de energia renovável greenfield.  

Há um senso de urgência muito real na redução das emissões do transporte marítimo e devemos desenvolver combustíveis neutros em carbono escalonáveis. Portanto, damos as boas-vindas a este projeto como um importante desenvolvimento do fornecimento de amônia verde no futuro." disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO of Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller - Maersk.

“Na A.P. Moller - Maersk, anunciamos que teremos nosso primeiro navio neutro em carbono na água até 2023 - sete anos antes do previsto. Este navio funcionará com metanol neutro em carbono. No entanto, consideramos a amônia verde como uma opção promissora para combustíveis navais e um motor bicombustível para amônia está em desenvolvimento. Estamos otimistas de que a amônia, junto com as misturas de metanol e álcool-lignina, irão alimentar os navios da Maersk no futuro ”, acrescenta Henriette Hallberg Thygesen.

A conversão de energia excedente para amônia verde será usada pela indústria naval como combustível verde livre de CO2 e pelo setor agrícola como fertilizante verde livre de CO2. O excesso de calor gerado no processamento do combustível será usado para fornecer aquecimento para cerca de um terço dos domicílios locais em Esbjerg.

De acordo com a CIP, o projeto tem potencial para reduzir as emissões de CO2 em cerca de 1,5 milhão de toneladas - o equivalente a retirar 730.000 carros das estradas de forma permanente. A instalação está planejada para começar a produzir amônia verde em 2026. Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) é o maior gestor de fundos dedicado do mundo em investimentos em infraestrutura de energia renovável greenfield.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.