No Dia Mundial de Proteção às Florestas, Norsul comemora a neutralização de 100% das emissões de carbono e a preservação da floresta em pé

A Norsul, empresa brasileira com tradição em navegação de longo curso e cabotagem no Brasil, que expande agora para a multimodalidade, tem a sustentabilidade como um dos mais importantes valores da empresa. Por isso, tem orgulho de ser a primeira empresa 100% carbono neutro no segmento de cabotagem do mundo através do Programa Carbono Neutro Norsul, que visa preservar as Florestas em Pé, compreendendo sua importância para o mundo.

Servindo como grandes barreiras contra incêndios por não deixar que o fogo se espalhe com sua vegetação alta e densa, as florestas também são fonte de alimentos, matéria-prima e biodiversidade. Atuam na regulação do clima e são o habitat de 80% dos seres vivos terrestres. A cada hectare de floresta que desaparece na Amazônia, temos de 400 a 500 toneladas de gás carbônico que entram na atmosfera. Lá, o acúmulo do carbono impede a saída da radiação solar e forma uma bolha de calor, fenômeno conhecido como efeito estufa.

Quando temos uma bioeconomia de floresta em pé ou em clímax, as áreas desmatadas de floresta são regeneradas, tirando gás carbônico da atmosfera.

O Programa Carbono Neutro Norsul atua justamente nessa frente, pois funciona por intermédio da compra de créditos de carbono gerados a partir de atividades de conservação na Floresta Amazônica brasileira, com objetivo de reduzir o desmatamento e evitar a degradação da cobertura vegetal de forma que todos ganham: planeta, comunidades locais, empresa, clientes e parceiros. Os créditos permitem que a marca incentive o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, além de apoiar a conservação de estoques de carbono.

A Biofílica, líder no desenvolvimento de projetos de carbono florestal, é parceira da Norsul e responsável por viabilizar esse processo. Desde janeiro de 2020, a Norsul neutraliza as emissões de carbono. "Esta iniciativa beneficia vários públicos como colaboradores da Norsul, Biofílica, comunidades locais que vivem nas áreas conservadas na Amazônia e também nossos clientes, que contam com uma vantagem competitiva única ao escolherem a companhia, uma vez que todas as viagens de transporte de cargas têm a garantia de ser carbono neutro", destaca Ângelo Baroncini, Diretor-Presidente da Norsul.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.