Vibra publica Relatório de Sustentabilidade 2021 e reafirma compromisso de descarbonização de suas atividades

A companhia apresenta as iniciativas para se posicionar frente ao futuro e os compromissos para descarbonizar as suas operações e ajudar seus clientes a seguir o mesmo caminho. O documento apresenta trajetória ESG ao longo do ano de 2021, destacando também os principais avanços realizados na agenda ambiental, social e governança.

Em 2021, além de todos os importantes avanços operacionais e de eficiência que alcançou, a Vibra também desenvolveu e implantou estratégias para lidar com um mundo em transformação, com foco na transição energética que se avizinha e, principalmente, sob o entendimento de que a sociedade demandará, no futuro, novas formas de energia e conveniências para seus negócios e seu dia-a-dia. E formas eficientes, porém, limpas.

Dentro desse processo de transformação, a Vibra fez importantes realizações em todas as suas áreas. No campo organizacional, o documento traz o posicionamento e desempenho em relação a fornecedores (principalmente as transportadoras), a gestão social, ambiental e um grande avanço em questões ligadas à governança corporativa. Tudo alinhado com o reposicionamento de mercado da companhia que já está no caminho para se tornar uma empresa multienergia, privilegiando a transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis.

A Vibra entende que os negócios atuais serão resilientes e rentáveis ainda por muitos anos à frente e continuarão a receber por esse tempo boa parte da atenção e capital. No entanto, ao colocar uma lupa em um prazo mais longo, os mercados que hoje a companhia atende passarão por transformações importantes, que demandarão uma atuação mais abrangente em energia, face a uma gradual migração do consumo rumo a fontes renováveis. Essa já é uma realidade para a Vibra.

Vibra pretende entregar mais de 50 milhões de litros de biodiesel por cabotagem em 2022

Para isso, buscando somar forças com outras empresas líderes em suas áreas de atuação em conveniência, etanol, eletricidade, eletromobilidade e biogás, com base na crença de que é possível catapultar essas novas parcerias através do acesso diferenciado a mais de 18 mil clientes corporativos e à rede de mais de 8 mil postos - além das marcas, reputação e solidez financeira para apoiar esse crescimento -- este documento traça metas para que alguns objetivos sejam alcançados.

Entre estes destaques, em 2021 a Vibra estabeleceu o compromisso de ter emissão líquida zero para os escopos 1 e 2 até o ano de 2025 e a ambiciosa meta de emissão líquida zero para o escopo 3 até 2050. Temos também a meta de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 67% até o ano de 2026 em relação ao ano base de 2019, o que representa uma redução de 43,5 mil toneladas CO2 equivalente (tCO2e) por ano. A meta é sair de uma emissão de 64,9 mil tCO2e em 2019 para 21,4 mil tCO2e em 2026.

“Neste relatório, apresentamos o avanço da nossa atuação nas dimensões ambiental, social e de governança, ao mesmo tempo em que reafirmamos nosso compromisso com o propósito que temos com a sociedade. Estamos num movimento contínuo de transformação cultural na Vibra e isso também passa por uma busca incessante de aprendizagem e diálogo permanente com todos os nossos stakeholders. Queremos aprimorar cada vez mais as nossas atividades, reduzindo e neutralizando nossas emissões líquidas, mas acima de tudo, sendo protagonistas da transição energética para levar a todos os clientes e consumidores energias de fontes renováveis de forma justa e sustentável” afirma Selma Fernandes, Vice-presidente de Gente, Gestão e ESG.

Diesel Verde - Uma alternativa renovável e eficiente

Novos mercados renováveis - Já em nosso primeiro ano como uma empresa de multienergia, a Vibra realizou movimentos estratégicos para ocupar os espaços previstos no planejamento, e alcançar as metas acima dentro do prazo, em segmentos que demonstram alto potencial de crescimento nos próximos anos.

Etanol: joint venture com Copersucar nos torna maior plataforma de originação e de comercialização de etanol do Brasil e uma das maiores do mundo

Biometano: acordo de cooperação com ZEG Biogás para a oferta de solução integrada para produção de biometano a partir da vinhaça

Energia: aquisição da Targus Energia (uma das 25 maiores comercializadoras independentes de energia do país) e de 50% da Comerc (uma das principais comercializadoras de energia do Brasil)

Eletromobilidade: aporte na startup Easy Volt, uma das maiores redes de recarga elétrica no Brasil

Diesel verde: parceria com Brasil BioFuels para viabilizar a construção da primeira biorrefinaria de diesel verde do Brasil, prevista para 2025

Diesel renovável: projeto-piloto em desenvolvimento no Paraná, em ônibus da frota urbana da cidade de Curitiba.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.