Aprovado no Senado projeto que define o Governo Digital
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3443/19, de autoria dos deputados do NOVO Tiago Mitraud (MG), Vinicius Poit (SP) e Paulo Ganime (RJ) e outros parlamentares, que define parâmetros para que o governo possa prestar serviços públicos via internet.
O “Governo Digital”, como é chamado no PL aprovado, vai desburocratizar a relação da sociedade com o governo, unificar bancos de dados para facilitar o acesso a informações, simplificar processos e dar transparência e terá funcionalidade em todas as esferas (União, estados e municípios).
A proposta foi resultado dos trabalhos da Frente Parlamentar da Economia e Cidadania Digital criada para elaborar propostas de aperfeiçoamento da gestão governamental, desburocratizando a relação da sociedade com o governo, unificando bancos de dados para facilitar o acesso a informações, simplificando e dando transparência aos processos.
O Governo Digital deverá ter um portal único com acesso para usuários, ferramentas para solicitação e acompanhamento dos pedidos, para avaliação dos serviços, para que pessoas e empresas possam solicitar e acompanhar serviços pela internet, agendar atendimentos e outros atos.
O projeto aprovado prevê de investimento em inteligência artificial para automatização de tarefas e aceleração de serviços públicos. Autenticações e reconhecimentos de firma poderão ser dispensados, além de autorizar a exibição de documentos em dispositivos móveis.
“A sociedade quer agilidade, qualidade e eficiência nos serviços públicos”, comentou Mitraud na apresentação do projeto.
A partir da promulgação da lei, os órgãos públicos de todas as esferas terão 120 dias para criar uma Estratégia de Política de Prestação Digital de Serviços Públicos, com planejamento e definição de serviços que poderão ser feitos pela internet.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.