Hidrovias do Brasil e Iconic firmam protocolo para desenvolver produto para empurradores
A fabricante de lubrificantes Iconic, empresa do grupo Ultra, assinou protocolo de intenções com a Hidrovias do Brasil para desenvolver um novo produto para ser usado nas frotas de empurradores que operam no Arco Norte e na Operação Sul. O objetivo, explicaram as empresas, é oferecer uma alternativa com desempenho equivalente ou superior ao padrão internacional de referência, combinando engenharia reversa e tecnologia.
Pelo acordo, caberá à Iconic a formulação e desenvolvimento do lubrificante específico, a partir de dados operacionais fornecidos pela Hidrovias do Brasil, que dará suporte técnico para os ensaios a bordo. Os testes serão iniciados ainda em 2025, com monitoramento até o primeiro semestre de 2026.
A expectativa é que o produto desenvolvido especificamente para os rebocadores aumente a eficiência das operações, reduza custos de manutenção, amplie o tempo de uso dos sistemas e represente ganhos de até cinco vezes na redução de danos ao meio ambiente. A previsão é que a alternativa seja utilizada também em outros tipos de embarcações.
Mariana Yoshioka, diretora de Engenharia e Inovação da Hidrovias do Brasil, explicou que a meta é elevar a eficiência dos empurradores a todas as operações. “O impacto positivo dessa parceria vai beneficiar a logística no Arco Norte e no Corredor Sul”, projeta Mariana.
Para Alexandre Bassaneze, presidente da Iconic, a parceria com a Hidrovias do Brasil permitirá fortalecer o ecossistema do grupo Ultra e aplicar a expertise da empresa no desenvolvimento de produtos de alta performance em uma atividade tão estratégica para a logística nacional, gerando benefícios para toda a cadeia. “Esse protocolo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aumentem a eficiência e a sustentabilidade da navegação no interior do Brasil.”

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.