Ibama aprova derrocamento do Pedral do Lourenço e acelera Hidrovia Tocantins-Araguaia na Região Norte

Autorização viabiliza Hidrovia Tocantins-Araguaia, impulsiona logística nacional e fortalece integração entre Centro-Oeste e portos do Norte

Antônio CavalcanteO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Licença de Instalação para o derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, no Pará. A medida é considerada estratégica para a viabilização plena da Hidrovia Tocantins-Araguaia e foi comemorada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), que vê na decisão um divisor de águas para o desenvolvimento logístico sustentável da Região Norte e do Brasil.

Localizado entre Marabá e o Lago de Tucuruí, o Pedral do Lourenço é uma formação rochosa que, há décadas, restringe a navegação durante os períodos de seca. Sua remoção permitirá a navegação contínua no rio, viabilizando o transporte eficiente de grãos, minérios e outros insumos ao longo de todo o ano, com menores custos e menor impacto ambiental.

“É uma conquista histórica para a logística nacional, especialmente para a Região Norte. O transporte hidroviário é essencial para reduzir desigualdades e ampliar a competitividade do país”, afirma Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística. Segundo ele, o derrocamento precisa ser acompanhado de políticas públicas que incentivem o uso integrado da hidrovia com outros modais.

O vice-presidente extraordinário da entidade para o Transporte da Amazônia, Daniel Bertolini, também destacou o impacto nacional da decisão. “O Norte tem papel central na matriz logística brasileira. Com essa obra, será possível transportar milhões de toneladas com menos impacto e menor custo, beneficiando toda a cadeia logística nacional”, pontua.

A Hidrovia Tocantins-Araguaia é vista como elo essencial para a ligação das regiões produtoras do Centro-Oeste aos portos do Norte, como o terminal de Vila do Conde, em Barcarena (PA). Segundo estimativas, a capacidade da hidrovia poderá alcançar 20 milhões de toneladas por ano após a conclusão do projeto.

Além da autorização, o Ibama impôs condicionantes ambientais rigorosos, como o monitoramento da fauna, controle da qualidade da água e mitigação de impactos sonoros e vibracionais, garantindo que o avanço da infraestrutura ocorra com responsabilidade socioambiental.

Para a NTC&Logística, a medida reafirma a importância de ampliar os investimentos na infraestrutura hidroviária brasileira, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e promovendo uma logística mais eficiente, sustentável e alinhada aos desafios climáticos e econômicos do país.



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