E-commerce de fretes

Freightos lança plataforma de negociação e contratação de fretes para a rota EUA-China, e pretende integrar o serviço globalmente

A plataforma eletrônica Freightos oferece cotações automáticas, com comparações entre fretes aéreos e marítimos, permitindo a operação até o final, ou seja: um serviço de aproximação entre o comprador e o vendedor de frete. Com este propósito, a empresa anunciou o lançamento do que batizou de primeiro mercado online de cargas internacionais, oferecendo comparações instantâneas, agendamento e gerenciamento de serviços de transporte de uma série de fornecedores de logística.

Segundo a empresa, a indústria de fretes ainda remonta à década de 1970: informações agrupadas, falta de transparência na precificação e documentação analógica obsoleta, resultando em importações que levam dias para conseguir uma única cotação de frete, e preços que chegam a 40% acima do mercado, o que limita o potencial de crescimento das empresas. A Freightos Marketplace garante que a nova ferramenta deve facilitar a divulgação e negociação dos fretes no mercado internacional, oferecendo transparência ao setor que movimenta trilhões de dólares anualmente.

"A logística é a espinha dorsal do mercado global. Os US$ 4 trilhões que representam o mercado respondem por cerca de 10% do PIB mundial. No entanto, esta que é a base da economia internacional tem estado enfraquecida, opaca, e desatualizada”, disse Zvi Schreiber, CEO e um dos fundadores da Freightos. "Nos quatro últimos anos, a Freightos trouxe para o ambiente online os maiores fornecedores de serviços de logística do mundo todo. Hoje, temos o prazer de lançar a primeira plataforma eletrônica do mundo, que vai tornar uma reserva de frete tão simples como uma compra pela Internet. O futuro do mercado global começa hoje", anunciou Schreiber.

Antes do lançamento, a Freightos trabalhou na automatização de milhares de cotações de fretes de alguns dos maiores transitários de cargas do mundo, entre os quais Nippon Express, Hellmann Worldwide Logistics e CEVA Logistics, bem como uma série de empresas especializadas em cadeias de suprimento, como Sysco Foods, Panasonic USA e Marks & Spencer. Freightos Marketplace agora utiliza a mesma tecnologia de roteamento e precificação para todas as companhias, oferecendo aos importadores e varejistas a possibilidade de comparer, agenda e gerenciar fretes em tempo real. Em um estágio inicial a empresa Freightos Marketplace está focada nas importações dos Estados Unidos a partir da China, utilizando as rotas aéreas e marítimas.

"Já faz 50 anos que as reservas de passagens aéreas são feitas por meio eletrônico, porém, para a carga, tanto em aviões quanto em caminhões ou navios, as reservas ainda são manuais. Isso não pode continuar assim”, afirmou Robert Mylod, investidor e director da Freightos, que já ocupou o cargo de CFO na empresa online de agenciamento de viagens Priceline Group, com faturamento de mais de US$ 60 bilhões. "O crescimento do comércio global, das vendas B2B por meio do e-commerce, e a dinamização das cadeias de suprimento demandam a transparência e a eficiência do serviço online de fretes. Assim como o transporte de passageiros se adequou ao universo online para atender às demandas de um mercado emergente, a Freightos está finalmente escutando os apelos do setor por um ambiente digital para as cargas", explicou Mylod.

A Plataforma Freightos foi lançada em versão beta em janeiro de 2016, apresentada pelo Guia Marítimo no Especial Inteligência dos Transportes, publicado em junho deste ano (Leia no Guia). Desde então, a Freightos atualizou o serviço com funcionalidades adicionais, e acrescentou mais freight forwarders, e mais rotas aéreas, marítimas e terrestres.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.