PORTIC integra sistemas com TradeLens

O sistema de comunidade portuária (PCS) da Comunidade Portuária de Barcelona iniciou a compartilhar informações com a plataforma criada pela Maersk e IBM

O sistema de comunidade portuária da Comunidade Portuária de Barcelona (PORTIC), anunciou que agora está integrando dados com TradeLens, a plataforma de logística digital habilitada para blockchain desenvolvida em conjunto pela Maersk e IBM. A integração significa a troca de informação em tempo real para permitir um maior detalhamento das operações que decorrem no Porto de Barcelona contribuindo para uma maior transparência na mudança logística.

No ano passado, quase 3 milhões de contêineres foram movimentados no Porto de Barcelona. Muitas das 500 empresas que fazem parte da Comunidade Portuária de Barcelona trabalham com o sistema Portic, que administra telematicamente mais de 31 milhões de trocas de documentos por ano. A partir da integração hoje anunciada, os serviços POR-TIC e TradeLens são retroalimentados, oferecendo uma melhor qualidade de informação em tempo real, com dados como a efetiva partida ou chegada do navio ao porto de origem ou destino, entre outros. O compartilhamento de informações significa maior digitalização, transparência e segurança nas operações, possibilitando fazer previsões mais precisas e, assim, oferecer um melhor atendimento aos clientes.

A integração entre a plataforma PORTIC e o TradeLens tem sido rápido e fácil graças à solução de comunicação técnica e ao corpo técnico de ambas as empresas, que possuem amplo conhecimento do negócio. Além disso, a PORTIC é o primeiro e único PCS em Espanha a ser integrado com a plataforma TradaLens, consolidando a estratégia do Porto de Barcelona e da sua Comunidade Portuária para continuar a avançar como smartport. 

"A PORTIC Barcelona e a TradeLens desenvolveram uma aliança onde ambas as entidades beneficiam trocando informações de forma autorizada pelas companhias marítimas". disse Javier Gallardo, diretor da PORTIC. “Com esta aliança, as duas empresas complementam os serviços uma da outra, proporcionando-lhes mais informação e incorporando novos filtros nas informações que resultam na qualidade dos dados. o modelo tecnológico utilizado permite a comunicação imediata de eventos e ocorrências na cadeia de transporte, o que é um diferencial com outros modelos de integração já existentes no PCS da Comunidade Portuária de Barcelona." acrescentou.





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.