Tecnologia impulsiona eficiência logística da Mercedes-Benz

Robôs autônomos trabalham na distribuição de produtos e executivo destaca ser essa a “eficiência da logística no futuro”

Em alinhamento com a iniciativa estratégica “adVANce” – anunciada no ano passado – a Mercedes-Benz Vans está investindo numa parceria com a Starship Technologies, empresa "start-up", líder mundial em desenvolvimento de robôs autônomos de entrega de produtos e mercadorias. Como principal investidora, a divisão de Vans participa do financiamento de 16,5 milhões de Euros.

O projeto, iniciado em setembro, combina as vantagens de um veículo leve furgão com as de um robô autônomo. O Mercedes-Benz Sprinter, apresentado como protótipo, funciona como central móvel de carga e de transporte para até oito robôs. Graças a uma interconexão inteligente dos processos de entrega, essa solução desempenhará um papel significativo na eficiência da logística no futuro.

De acordo com Stefan Maurer, Chefe de Transporte Futuro da Mercedes-Benz Vans, essa iniciativa foi estratégica objetivando revolucionar a logística, pensando mais holisticamente e indo além do transporte clássico. “A abertura para combinar tecnologias completamente novas com nossos carros é essencial para enfrentar os próximos desafios da indústria de transporte”.

Maurer comemora ser esse o primeiro resultado de uma parceria em pesquisa e desenvolvimento da divisão de Vans da Mercedes-Benz com a Starship Technologies, “start-up” criada no ano passado. “Novas soluções de transporte irão trazer enormes ganhos de eficiência e estamos convencidos de que os sistemas de entrega robótica através de robôs e drones têm um grande potencial e serão muito importantes nos futuros processos logísticos”.

Atualmente, um robô consegue circular em curtas distâncias com energia própria e precisa retornar ao almoxarifado para ser recarregado depois de cada entrega. Para ele, a apresentação deste conceito, tendo o furgão como central móvel, amplia significativamente o alcance operacional dos robôs, enquanto também dispensa a construção e operação com alto custo de almoxarifados descentralizados.

O Mercedes-Benz Sprinter, chamado Mothership, é um hub móvel com capacidade para oito robos de entrega autônomos. Com um sistema de prateleiras FIFO (first-in-first-out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) armazena 54 suportes de carga com produtos de entrega que serão carregados nos robôs. Um sistema integrado de separação de pedidos ajuda o motorista a escolher o portador de carga correto com facilidade, ajudando, segundo ele, a reduzir as taxas de erro humano. Além disso, rampas especiais na parte de trás e no lado da van permitem ainda, que os robôs possam sair e entra na van autonomamente.

De acordo com o executico, a meta da parceria é desenvolver o conceito de maneira sistemática nos próximos meses. “Os testes-piloto iniciais dessa combinação de comerciais leves e robôs estão previstos para ocorrer na Europa ainda este ano. Após isso, o plano é ampliar os testes do conceito em conjunto com um ou vários parceiros de logística, e já num ambiente real”, conta.

Operando regularmente de forma autônoma, Maurer destaca que a empresa está preparada para possíveis necessidades humanas. “Se o robô experimenta qualquer situação que não seja capaz de lidar com si mesmo um operador será incluído imediatamente. O operador avalia a situação e aciona uma opção de decisão que permitirá ao robô continuar sua turnê de entrega autônoma”, e destsca que o robô segue equipado com câmeras e sensores permitindo que o operador possa ver o que está acontecendo no caminho.

Ele finaliza contando que a Divisão de Negócios está sistematicamente direcionando seu foco para novas e mutantes necessidades dos clientes. “A empresa investirá cerca de 500 milhões de Euros no avanço da digitalização, automação e robótica em comerciais leves, bem como em soluções inovadoras de mobilidade até 2020”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.