A última milha no comércio eletrônico

Em logística, especialmente quando se fala em comércio eletrônico, a expressão "última milha", do inglês last mile, designa a etapa final da entrega de uma compra, executada normalmente por empresas como Mercado Livre, Amazon e FedEx. Nos Estados Unidos, e aqui no Brasil não deve ser muito diferente, cerca de 53% dos custos de entrega são em função da última milha, já que locais de entrega distantes e congestionamento de trânsito geram ineficiências nas rotas de entrega. A pandemia vem fazendo as vendas do comércio eletrônico baterem recordes constantes; apenas no Brasil, para 2021, a previsão é que as vendas atinjam cerca de R﹩ 110 bilhões, uma alta de 24% sobre 2020. No ano passado, quando o e-commerce somou R$ 87,4 bilhões, a alta sobre 2019 foi de 41%. Dado esse cenário, a eficiência na última milha vai se tornado cada vez mais importante.

Visando ajudar a superar esse problema, a Nvidia, empresa mais conhecida por suas unidades de processamento gráfico para os mercados de jogos, traz uma novidade que deve ajudar a melhorar as operações na última milha: trata-se do ReOpt, uma ferramenta de logística em tempo real cujo primeiro usuário é a Domino’s, a maior rede de entregas de pizzas do mundo, com cerca de 13 mil lojas em mais de 80 países.

O ReOpt é um conjunto de algoritmos de planejamento logístico, processados por hardware projetado pela Nvidia, que pode encontrar bilhões de rotas unindo dois pontos, buscando otimizar as entregas; é algo como o Google Maps, mas muito mais complexo e projetado especificamente para atender às necessidades de entregas do tipo última milha, que são a maioria absoluta das feitas pela Domino’s.

A Nvidia afirma que o ReOpt pode reduzir os custos de entrega em 15%, o que representa, no caso da Domino’s, uma verdadeira fortuna, pois a empresa espera faturar mais de US﹩ 4 bilhões neste ano. Essa economia virá da definição de rotas mais eficientes para seus entregadores - além disso, é de se esperar um benefício adicional, com os clientes sendo atendidos mais rapidamente. Além disso, o ReOpt é dinâmico, ajudando os entregadores a se adaptarem rapidamente às mudanças nas condições de tráfego em uma dada região.

Se confirmada a eficiência da ferramenta, é de se esperar que outras empresas do tipo, como as já citadas Mercado Livre, Amazon e FedEx, rapidamente passem a utilizá-la.

*Vivaldo José Breternitz - Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e professor do Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Opinião

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