Codesp assina hoje novas “parcerias”
Portos de Cabedelo, Miami e Antuérpia fazem parte das novas ações
O Ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinará hoje durante a cerimônia de abertura da 22ª edição Intermodal South Amederica, o convênio com o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho. Serão mais de R$ 3 milhões em investimentos destinados ao Porto de Cabedelo, que prevê a substituição de todo o balizamento do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário.
A modernização da sinalização do Canal de Acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo permitirá mais eficiência às operações portuárias, que terão um período mais curto entre a atracação ou desatracação de um navio de carga e descarga. Além disso, as obras irão ampliar a janela de atração do complexo e proporcionar que um número maior de navios opere ao mesmo tempo no porto.
Acordos Internacionais
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) também aproveitará a feira para fechar uma Carta de Intenções com os portos da Antuérpia e Miami. Com as parcerias, os dois portos passam à categoria de portos-irmãos do complexo santista. A cooperação com os portos internacionais tem o objetivo de realizar intercâmbio técnico, tecnológico e comercial.
O Porto de Antuérpia, na Bélgica, é o segundo maior porto da Europa e a tem objetivo de fazer intercâmbio técnico, tecnológico e comercial. Já o Porto de Miami, conhecido como “o porto da América”, oferece a vantagem de ter os terminais de containers mais próximos do canal do Panamá em solo americano com profundidade para receber navios Super Post Panamax, que transportam 13 mil TEU.
Vale ressaltar que o Porto de Santos já possui declaração de portos-irmãos e acordos de cooperação com outros complexos portuários mundiais: Porto de Ghent (Bélgica), Porto de Cotonou (Benin), Portos de Ningbo e Dandong (China), Algeciras, La Coruña, Barcelona, Valência, Tenerife e Las Palmas (Espanha), Houston (Estados Unidos), Marselha (França), Livorno, Ligúria e Veneza (Itália) e Riga (Estônia).
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.