ICHCA 2016 pretende aumentar os padrões de segurança

Mudanças na regra de pesagem, novas diretrizes de estufagem e amarração de contêineres, cargas perigosas e incidentes em geral serão abordados na conferência mundial ICHCA

2016_02_12_containerweightO segundo dia da Conferência ICHCA será dedicado à segurança. Sob o tema “Bigger Ships, Greater Challenges”, o evento ocorre de 29 de fevereiro a 2 de março no World Trade Center de Barcelona, Espanha, a Conferência ICHCA. Fundada em 1952, a Organização Não-Governamental ICHCA dedica-se à busca de eficiência e economia na movimentação de cargas desde a origem até o destino, em todos os estágios da cadeia de transportes.

Durante a sessão de abertura do dia 2 de março, serão abordados os desafios que vêm tirando o sono do mercado de contêineres, com a implantação da VGM (verificação de massa bruta) exigida no acordo de segurança SOLAS (Safety of Life at Sea) da IMO (International Maritime Organization). Por motivo de segurança da navegação e planejamento de rotas, a convenção estabeleceu que, a partir de 01 de julho, todos os contêineres deverão ter a sua pesagem total declarada em detalhes antes do embarque no navio. Em seguida, serão discutidas questões práticas da adequação às normas, que serão discutidas em mesa redonda. Ambas as sessões serão moderadas pelo Capitão Richard Brough OBE, Diretor da Brough Marine e Consultor Técnico da ICHCA International.

Além de discutir as novas regras de VGM, a sessão também oferecerá um panorama sobre as principais causas e impactos dos grandes acidentes envolvendo contêineres, ajudando a identificar e evitar riscos, em palestras ministradas por executivos da CINS, o sistema de notificação de incidentes com carga do setor de navegação, e do TT Club.

O período da tarde será dedicado a cargas de projeto, estufagem, segurança e cargas perigosas, com foco nas melhores práticas para esse segmento. A sessão será moderada por Laurence Jones, Diretor de Riscos Globais do TT Club e Vice-Presidente da ICHCA International.

Mantendo o foco na segurança, o TT Club irá patrocinar um prêmio de Inovação em Segurança, cujo vencedor será anunciado no dia 01 de março, ao final da conferência. Os participantes podem ser individuais, equipes ou companhias, com participação em logística de cargas. Para participar, o candidato deve demonstrar um produto, ideia ou solução que tenha comprovadamente resultado em aumento da segurança de alguma operação. O prazo para envio do material expira hoje (12 de fevereiro) e o regulamento pode ser encontrado aqui.

“Manter e melhorar a segurança ao longo da cadeia de suprimentos do segmento marítimo por meio da identificação e abordagem de riscos é uma questão crucial, que requer cooperação entre todos os participantes e reguladores desta indústria” disse David Bendall, Presidente da ICHCA International, que espera ter um debate “honesto e robusto” sobre segurança.

A problemática da pesagem

O diretor de gerenciamento de riscos do TT Club, Peregrine Storrs-Fox , diz que, nos próximos meses, muita coisa ainda vai acontecer, porém a questão principal que vai ficar sem resposta até a implantação das novas regras de pesagem é: “a nova resolução da SOLAS pode chegar a interromper a cadeia de suprimentos?” De acordo com Storrs-Fox, quanto mais se aumenta a conscientização e o diálogo entre os players, mais se chega à conclusão de que a observância às normas será intrinsecamente dependente de uma compreensão bastante abrangente e de um processo bastante eficaz de implementação e controle dos processos.

“Em suma, como uma iniciativa de segurança, vale reiterar que a VGM não é nada além do que uma parte de uma iniciativa muito mais abrangente de melhorar a cultura da segurança da cadeia global”, conclui o especialista.

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