Momento de decisão para a logística de automóveis

A indústria automotiva global continua a desfrutar de condições favoráveis, porém é possível que o momento seja oportuno para se preparar para o inevitável platô máximo do segmento

A indústria automotiva mundial vem recuperando significativamente o fôlego – e o mercado – nos últimos anos. Mas será que ainda se pode comemorar por muito tempo? E o que os players precisam fazer para se preparar para uma eventual mudança de marcha?

Este será o principal assunto abordado pela conferência Automotive Logistics Global, realizada de 20 a 22 de setembro em Detroit, MI.

Com os baixos preços do petróleo no mundo incentivando as vendas de automóveis, a produção se mantém em crescimento nos Estados Unidos e no México, impulsionadas ainda pelas baixas taxas de juros que atraem investimentos no setor: um cenário que raramente foi tão favorável e promissor para esse segmento. No entanto, a indústria automotiva global pode estar prestes a atingir o pico, e o desafio agora, para todos os envolvidos, é enxergar a cadeia de suprimentos de maneira mais abrangente e decidir os caminhos tecnológicos, de investimento e de fornecimento que definirão os maiores competidores daqui para frente.

Matthias Schulz, diretor de planejamento e logística de materiais da Ford, diz ter certeza de que “não é uma questão de ‘se’, mas ‘quando’ alguma mudança significativa está para acontecer com a logística. Não sei exatamente o que é, ou quando, mas está prestes a acontecer...”.

Para opinar sobre o mercado atual e a natureza dos desafios que virão pela frente, o evento terá representantes de empresas de autopeças, fornecedores de todos os níveis da cadeia (tiers), prestadores de serviços logísticos e de tecnologia – entre eles o presidente da Divisão de Atendimento a Cliente, também da Ford, Frederiek Toney.

A feira e conferência Automotive Logistics Global 2016, que deve atrair centenas de visitantes, tem o patrocínio de uma série de empresas ligadas à logística de automóveis, entre elas Ryder; Changjiu Logistics/CDC, CHEP, CTM, GEFCO, Wallenius Wilhelmsen Logistics, Air Charter Service, APL Logistics/VASCOR, CEVA, Confezioni Andrea Group, DHL, DSV, Hub Group, ICL, Landstar, Montway, Penske Logistics, ProTrans, XPO Logistics, CNW Courier Network, GEODIS, GT Nexus, INFORM, JDA, ProAct International e Royale International.

Leia no Guia mais informações sobre a Automotive Logistics Global.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.