Painel do Norte Export debate necessidades e demandas dos terminais portuários da região

Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, participa como expositor ao lado de outros especialistas do setor

Os terminais portuários localizados na região Norte são estratégicos para expandir a rede de escoamento de produtos para exportação do Brasil, já que aproximam portos e produtores, e, com isso, incentivam a economia. A proximidade desses portos com o canal do Panamá pode encurtar em até 11 dias a viagem para a Ásia, principal parceiro comercial brasileiro. E esse potencial pode ser ampliado.

Porém, para que isso ocorra, é necessário entender suas necessidades e demandas. E é justamente essa a proposta de um dos painéis do Norte Export, previsto para os dias 28 e 29 de setembro, no Sebrae de Macapá (AP). O painel “As necessidades e demandas dos terminais da região Norte” acontecerá a partir das 14h do dia 29 de setembro e terá a presença de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura.

Todos os debates dos fóruns regionais do Brasil Export serão 100% online e gratuitos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site forumbrasilexport.

O Brasil Export é o maior hub de discussão da logística e infraestrutura portuária do País. Após realizar mais de cem encontros virtuais, os debates agora ganham um caráter diferente, híbrido, reunindo quantidade limitada de participantes presencialmente e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral, atendendo a todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais.

A abertura do Norte Export ocorrerá no dia 28 de setembro, segunda-feira. O programa inclui visita técnica de patrocinadores e autoridades ao porto de Santana pela manhã. À tarde estão previstas palestras de convidados, dirigentes e patrocinadores do Brasil Export, além de painel tecnológico, finalizando com a solenidade de abertura, que ocorre à noite.

Painéis 

Os painéis serão realizados no dia 29. Antes do debate sobre as necessidades e demandas dos terminais da região Norte, às 14h, ocorrem outros dois painéis: “O potencial do escoamento da safra do centro-oeste através do Arco Norte”, às 9h, e “A importância da hidrovia como matriz de transporte da região Norte”, às 11h. A programação do dia ainda conta com o painel sobre a mudança econômica gerada a partir da exploração da indústria de óleo e gás, às 16h.

Cada painel terá apresentação e moderação de conselheiros do Brasil Export. Os expositores envolvem desde entidades patrocinadoras, órgãos de classe e também autoridades públicas para debater o tema proposto.

“Investimentos para melhoria nas infraestruturas são fundamentais para potencializar as operações desses terminais. Observamos com alegria os sucessivos recordes de safra do agronegócio e a saída desses produtos não pode ficar travada. Geograficamente estamos mais próximos do Centro-Oeste, o principal produtor de commodities como soja e milho, e o aumento do escoamento de volume pelos portos do Norte ajudaria e muito a desafogar a exportação”, afirma Glauco Cei, presidente do Sinduscon e conselheiro do Norte Export. Cei atuará como mediador do encontro.

Joselito Santos Abrantes, conselheiro do Norte Export, fará a apresentação do encontro. O painel conta ainda com Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Minfra; Clythio Backx van Buggenhout, presidente do conselho deliberativo da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); Flávio Acatauassu, presidente da AMPORT (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica); Paulo Alexandre Correia de Oliveira Salvador, diretor executivo do terminal portuário Grão Pará no Maranhão; Marcelo Di Gregorio, diretor-presidente da Superterminais; e Thiago Nishi, gerente-geral da Santos Brasil em Barcarena.

Entre os temas as serem abordados dentro do painel estão o programa do governo federal para licitação de terminais portuários e em portos organizados no Norte do País; a estimativa de crescimento do escoamento da produção de granéis sólidos, líquidos e cargas conteinerizadas pela região; novas ETCs e terminais portuários e sua estimativa de capacidade na Bacia Amazônica; e Novos terminais no estado do Maranhão.

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport. e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.