Suape e Sebrae assinam convênio para qualificar pequenos fornecedores do Cabo e de Ipojuca

O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) firmaram, nesta terça-feira (14), convênio de encadeamento produtivo para desenvolver ações para estruturação de negócios no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, com a finalidade de formar fornecedores para as empresas do território estratégico. A assinatura aconteceu durante o Suape Conecta 2022, no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento foi idealizado para otimizar o relacionamento da estatal portuária com as empresas instaladas no complexo e entorno. A oportunidade serviu para apresentar as ações e plataformas corporativas implantadas na região aos representantes das corporações, de forma a possibilitar a geração de novos negócios em sintonia com o equilíbrio socioambiental. Na ocasião, também houve o lançamento do lançamento do Relatório de Sustentabilidade GRI 2021 (sigla em inglês para Global Reporting Initiative)

O convênio será norteado por cinco focos estratégicos: desenvolvimento empresarial dos micros e pequenos negócios; inserção destes nas políticas corporativas das empresas; acesso aos mercados; desenvolvimento de ações de inteligência competitiva; e criação de redes de aprendizagem entre os micros e pequenos negócios e as empresas. “O acordo segue as premissas da cadeia produtiva criada em Goiana, na Zona da Mata Norte, para atender às necessidades da fábrica do Grupo Stellantis, que produz veículos de marcas como Jeep e Fiat. Se isso foi feito lá, também pode dar certo em Suape”, explicou o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros. O investimento no projeto é de R$ 367,8 mil, com duração de 12 meses.

“O Projeto Encadeamento Produtivo, idealizado pelo Sebrae e já aplicado em outros distritos industriais, apresenta a perspectiva de engajamento da economia local, identificando oportunidades de estruturação de micro e pequenos fornecedores instalados no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, municípios da zona de influência direta de Suape, a partir das necessidades apresentadas pelas empresas do território nas diversas ações de diagnóstico de cenário, como o Censo Suape, e demais ferramentas de análise de vocação dos mais diversos relacionamentos”, exemplifica o diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão.

Para o gerente regional do Sebrae, Alexandre Alves, o convênio possibilitará a conexão entre os pequenos e os grandes negócios. “No Brasil, 98% das empresas são de pequeno porte. Inseri-las em uma cadeia de fornecedores de classe mundial é um desafio permanente. A experiência que o Sebrae teve em Goiana mostrou exatamente isso. Imagine uma planta daquela envergadura, que, no início, tinha muita dificuldade em conseguir comprar produtos na região e até em Pernambuco. Isso incomodava muito o grupo à época e o levou a procurar o Estado para um pacto de inclusão produtiva, social e econômica na região. Depois de três anos, alcançamos vários resultados, mas o principal foi poder trabalhar com essas empresas, estabelecer a criação de processos e métodos para que estivessem habilitadas a fornecer insumos para uma planta daquele tamanho”, enfatizou.

GRI - O Suape Conecta promoveu, ainda, uma série de atividades, a exemplo da apresentação do Relatório de Sustentabilidade GRI 2021 (sigla em inglês para Global Reporting Initiative), pelo diretor de Planejamento e Gestão, Francisco Martins. “O GRI é um marco, um caminho sem volta. Elaborar o relatório nesse padrão nos permite gerir corretamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos. A adoção do GRI revela o compromisso de Suape com a transparência. É uma ferramenta construída com a participação dos atores envolvidos no funcionamento do porto, ouvindo as comunidades impactadas diretamente, buscando se expressar abertamente, para que possamos construir soluções coparticipativas para qualquer problema identificado”, detalhou Martins. O relatório é um documento digital composto por 150 páginas, recheado de fotos, gráficos, tabelas e informações sobre o desempenho da empresa em 2021.

O público presente também pôde acompanhar roda de conversa com a participação de Luiz Barros, Jorge Jatobá (economista e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento/Ceplan) e Wladimir de Morais Teixeira Filho (diretor de relações institucionais da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco/Adepe), sob mediação do engenheiro João Recena, CEO da TPF Engenharia. Na sequência, foi a vez do painel “Práticas inovadoras e sustentáveis para a gestão empresarial”, com a participação virtual de Camila Valverde (diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global), de Francisco Martins e de Carlos Cavalcanti (diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape), além do diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; sob a moderação do Articulador do Hub ODS Pernambuco, Renato Raposo.

Interatividade - Os convidados conferiram um ambiente pensado para apresentar as diversas iniciativas desenvolvidas por Suape de forma interativa. Para isso, foram instalados vários equipamentos, a exemplo de um totem para apresentação das funções do App Suape, como monitoramento das operações, notícias sobre o porto e informações sobre projetos. Já uma mesa touchscreen permitiu a visualização do território por meio do SuapeGEO, ferramenta que une várias tecnologias como geoprocessamento e geolocalização, consolidando informações sobre a área. Outros dois monitores permitiram aos participantes explorarem o GRI na versão flip.

O Suape Conecta também foi uma excelente oportunidade para apresentação do Projeto Tô na Feira, iniciativa criada pela estatal para dar visibilidade às comunidades produtoras do território, divulgando e comercializando seus produtos, entre frutas, hortaliças e produtos artesanais. O Tô na Feira é realizado periodicamente no centro administrativo de Suape.

O evento do Cais do Sertão reuniu público diversificado, formado por empresários, prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Pernambuco e jornalistas. Além deles, estiveram presentes, ainda, representantes de entidades parceiras como Senai, Sebrae, UFRPE, Capitania dos Portos, Ministério Público de Pernambuco, entre outras instituições.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.