Ministro da Infraestrutura visita fábrica de locomotivas em Minas Gerais para celebrar marco da indústria ferroviária
O Ministro Tarcísio de Freitas visitou a Wabtec Corporation, que celebrou a marca de 500 locomotivas do modelo AC44 produzidas no Brasil
A Wabtec Corporation celebrou nesta segunda-feira (12) o marco de 500 locomotivas do modelo AC44 produzidas em solo brasileiro, na fábrica localizada em Contagem, Minas Gerais. O evento contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e representantes do MInfra, do Governo do Estado de Minas Gerais, ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária). Participaram também da celebração alguns dos principais operadores logísticos e empresas do setor ferroviário do país, como Rumo, MRS, VLI e Vale.
“Estamos colocando o Brasil nos trilhos. (...) E isso representa mais ferrovias, mais locomotivas e mais empregos. Nesse dia em que comemoramos a 500ª AC44, tenho que agradecer cada funcionário e todos que fizeram esse número uma realidade. Agradecer por acreditarem no Brasil”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Com quase 200 toneladas e 5 metros de altura, as locomotivas de modelo AC44, que começaram a ser produzidas no Brasil em 2008, são equipadas com motor a diesel que entrega uma potência de 4400HP. Além de baixo teor de emissão de CO2 e controle de tração por eixo que permite o transporte de cargas mais pesadas.
“A introdução da tecnologia de corrente alternada no Brasil foi um alavancador de produtividade para as operações ferroviárias. A AC44 contribuiu fortemente para o aumento do volume de carga transportada no país, especialmente grãos e minérios, suportando os recordes históricos de produção brasileira e, consequentemente, as exportações”, relata Danilo Miyasato, Presidente e CEO da Wabtec para a América Latina.
O evento destacou duas locomotivas que estão fazendo história para o setor ferroviário, uma da MRS e uma da Rumo. A locomotiva MRS que se destacou durante o evento foi a nova AC44. Ela foi pintada com a identidade visual do processo de renovação da concessão da empresa que, segundo o ministro, deve ser encaminhado ao TCU em breve. “Construímos o Plano de Investimentos da MRS a várias mãos, e várias delas estavam aqui hoje. Todos nós, em especial, MRS, Minfra e ANTT, estamos trabalhando para saltarmos, dos atuais 15%, para 36% a participação da ferrovia na matriz logística brasileira, alavancando, cada vez mais o transporte de Carga Geral pela nossa malha”, destacou Gustavo Bambini, Diretor de Relações Institucionais da MRS.
A locomotiva da Rumo foi a de número 500. “É um orgulho receber a 500ª locomotiva AC44 da Wabtec. Esta máquina foi fundamental para a nossa empresa elevar a eficiência operacional registrada nos últimos cinco anos.”, disse João Alberto Abreu, presidente da Rumo. “Além de ser confiável, a locomotiva garante o cumprimento das nossas metas de sustentabilidade, como as reduções de consumo e de emissões”, completou.
A história da Rumo com a locomotiva é marcada por conquistas estratégicas. “A partir de 2015, a AC44 elevou a confiança dos nossos clientes com a nossa operação. Os nossos trens movimentam volumes cada vez maiores. Neste ano passamos a operar com 120 vagões no fluxo de exportação do Mato Grosso ao Porto de Santos (SP) – antes eram 80 vagões. E de 30 milhões de toneladas por ano, a AC44 fez com que chegássemos a movimentar 80 milhões de toneladas anuais de produtos agrícolas e industriais. E tudo isso é possível pela confiança que temos na locomotiva e no contrato de manutenção firmado com a Wabtec”, falou João Alberto Abreu.
Por fim, o Ministro da Infraestrutura reforçou, "Se a gente conseguir trabalhar com autorizações, várias ferrovias vão nascer", ao falar da importância do Marco Legal das Ferrovias (PLS 261/2018). O PLS avança no Congresso Nacional e, se aprovado, vai permitir a exploração do transporte ferroviário de cargas, que hoje ocorre somente por concessão, por meio do regime de autorização, contribuindo para uma expansão ainda mais eficiente da malha nacional.
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