VLI expande projeto líder para eficiência energética e redução de emissões de CO2
Estimativa é de alcançar economia de combustível de até 7%
A VLI anunciou a expansão do seu projeto Leader, com o objetivo de aprimorar a eficiência energética e reduzir significativamente as emissões de CO2 em suas operações. Esta iniciativa está sendo implementada nos corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica, ampliando o sucesso alcançado em seu lançamento no segundo semestre de 2022, quando 51 locomotivas equipadas com tecnologia de assistente de condução começaram a operar no Corredor Norte, que conecta Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luíz (MA). Agora, o projeto engloba 110 locomotivas no Corredor Sudeste e 29 no Corredor Leste, totalizando 190 locomotivas com esse sistema inovador.
A chave para o Leader é um software avançado que permite a condução semiautônoma quando o trem atinge uma velocidade superior a 8 km/h. Cesar Toniolo, gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, ressalta que essa tecnologia é um componente essencial da estratégia de descarbonização da empresa, uma vez que possibilita uma condução mais eficiente, resultando na redução do consumo de combustíveis fósseis.
A empresa estima uma economia de combustível impressionante de 7% nos Corredores Leste e Sudeste, e de 3,5% no Corredor Norte, com a expectativa de alcançar essas metas já em 2024, graças ao contínuo aperfeiçoamento da tecnologia. Toniolo enfatiza que o programa passou por adaptações para atender às especificidades da ferrovia da VLI, com melhorias contínuas sendo implementadas após cada teste, a fim de otimizar ainda mais o sistema.
É importante ressaltar que, apesar do uso da tecnologia de assistente de condução, o maquinista continua sendo uma parte essencial na operação do trem. Sua responsabilidade inclui supervisionar a operação do assistente e retomar o controle sempre que necessário, garantindo a segurança do sistema ferroviário e executando procedimentos operacionais em caso de variáveis não planejadas durante a circulação da composição.
Nesta fase inicial de implantação, a VLI planeja instalar o sistema em um total de 226 locomotivas que operam nos principais fluxos da empresa, abrangendo os Corredores Norte, Leste e Sudeste. Além de promover a eficiência energética, o Leader também contribuirá para a redução do desgaste de material rodante e aumentará a segurança nas operações ferroviárias. Esta iniciativa demonstra o compromisso da VLI em adotar tecnologias inovadoras e sustentáveis para aprimorar suas operações logísticas e reduzir seu impacto ambiental.
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