Fernando Estima debate Hidrovias na Famurs

O superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, participou na tarde desta terça-feira, 28, do evento “RS, o desenvolvimento passa pela hidrovia”. O evento foi organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e Hidrovias RS, em Porto Alegre. Entre os presentes, estavam o presidente da Hidrovias RS, William Mantelli e do diretor geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários - Antaq, Mário Povia.

O superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, apresentou a sua fala baseado na temática “Hidrovias e a interface com o Porto do Rio Grande”. No Estado são mais de 700 km de vias navegáveis. A Superintendência juntamente a Secretaria extraordinária de Parcerias do Rio Grande do Sul estão estudando as possibilidades de parcerias público-privada para dragagens de manutenção constante no sistema hidroviário.

Estima ainda abordou a importância dos encaminhamentos para a mudança do modelo de gestão dos portos gaúchos. Por fim, o superintendente ainda apresentou a movimentação dos terminais que estão operando na hidrovia gaúcha. O modal movimentou mais de 8 milhões de toneladas em 2018. “Temos que escutar o nosso cliente. Eles têm boas ideias e precisamos ouvi-los”, salienta Estima sobre a importância do olhar comercial para o complexo portuário.

Durante o evento, também falou Mário Povia, diretor geral da Antaq que abordou a relação da Agência com as hidrovias interiores. Abrindo sua fala ele apresentou o movimento do setor portuário brasileiro com mais de 1,1 bi de toneladas movimentadas. Povia também abordou que existe no Brasil a BR Marítima que é a possibilidade de navegação da costa brasileira para o uso da cabotagem.

Durante o evento ainda foi debatido o Projeto de Desenvolvimento da Zona Sul, a ampliação do transporte de passageiros e do turismo e o modelo de porto privado hidroviário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.