Lançamento do Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista – PAM-TL

Iniciativa da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL) foi desenvolvido pela necessidade da elaboração de uma solução multidisciplinar e integrada para as questões críticas de transporte e logística de passageiros e de carga na Macrometrópole Paulista (MMP), delimitada pela Região Metropolitana de São Paulo e as quatro outras regiões metropolitanas que a circundam: Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos.

Um dos objetivos principais do PAM-TL, conforme já declarado em seu Termo de Referência, é “propiciar aumento da eficiência socioeconômica e ambiental da ação governamental nos campos afins do transporte de passageiros e da logística de cargas na MMP e a racionalização do uso dos recursos públicos correspondentes”. Esse objetivo, somado à impossibilidade de ampliação da infraestrutura rodoviária indefinidamente, leva à convicção de que caberá a outros modos de transporte a missão de gerar capacidade suficiente para atender ao adicional da demanda futura.

O PAM-TL, ademais, incorpora o princípio de promover a participação do setor privado nos serviços delegáveis, por meio de concessões e PPPs, com dois objetivos principais, preservado o interesse público.

O PAM-TL é uma realização do Consórcio PRO-TL, composto pelas empresas DB Internacional Brasil Serviços de Consultoria Ltda, Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia S.A., TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda., Addax Assessoria Econômica e Financeira Ltda.-EPP, Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.