Porto do Rio de Janeiro amplia calado para 15,30 m e aumenta capacidade operacional
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro homologou, nesta segunda-feira, a conclusão da obra de dragagem do Canal Principal do Porto do Rio de Janeiro, um avanço significativo para o setor portuário brasileiro. Com um investimento de R$ 163 milhões, a PortosRio elevou a profundidade mínima do canal de acesso de 15 metros para 16,2 metros, permitindo um aumento efetivo do calado operacional para 15,30 metros.
Esse aumento do calado possibilita que os navios operem com maior volume de carga, gerando um acréscimo estimado de até 700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por embarcação. Além disso, a nova profundidade viabiliza a navegação de embarcações de grande porte, incluindo navios de até 367 metros de comprimento e capacidade para cerca de 15 mil TEUs, esse avanço fortalece a infraestrutura portuária, amplia a competitividade do porto e garante maior segurança na navegação.
Outro fator essencial para essa evolução será a atualização dos sinais náuticos, permitindo que manobras de navios acima de 349 metros até 367 metros sejam realizadas. Essas mudanças consolidam o Porto do Rio de Janeiro como um dos principais hubs logísticos do país, aumentando sua competitividade e preparando-o para as crescentes demandas do comércio marítimo global.

Notícias do dia
-
Sustentabilidade
Porto de Santos renova descontos nas tarifas de navios sustentáveis e de cruzeiros
-
Tecnologia
MPor e Universidade de Aviação Civil da China estudam parcerias para produção de...
-
Marítimo
Maersk e CATL firmam acordo global para acelerar a descarbonização das cadeias logísticas
-
Marítimo
MSC lança serviço direto entre América do Sul e Oriente Médio com hub em Abu Dhabi
-
Prêmios e Certificações
Super Terminais é destaque nacional com Selo Ouro Pró-Clima e amplia reconhecimentos...
-
Hidroviário
Hidrovias do Brasil e Iconic firmam protocolo para desenvolver produto para empurradores
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.