Mota-Engil vence leilão e vai construir o túnel Santos-Guarujá

A empresa Mota-Engil Latam Portugal se sagrou nesta sexta-feira (05/09) vencedora do leilão para construir o túnel imerso Santos-Guarujá. A obra, que é uma iniciativa do Governo do Brasil, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), em parceria com o Governo de São Paulo, está orçada em R$ 6,8 bilhões.

No leilão, realizado na sede da B3, em São Paulo, a Mota-Engil venceu a disputa propondo desconto de 0,5% sobre a contraprestação que será paga pelo poder público durante a concessão. A outra participante do leilão era a espanhola Acciona Concesiones, que acabou derrotada.

O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que a escolha da empresa torna mais próxima a realização de um sonho de cem anos. “Esse é um momento histórico para a população da Baixada Santista e para o porto de Santos”, disse Pomini, que assumiu a diretoria da APS há mais de dois anos tendo como um de seus objetivos concretizar o túnel.

O presidente da APS acompanhou a sessão juntamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Também estavam presentes os ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Fernando Haddad, da Fazenda; e Márcio França, do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

As autoridades citadas discursaram e bateram o tradicional martelo das licitações da B3. Todos enalteceram o espírito de união entre Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, prefeituras e comunidade portuária.

Já pensado desde o início do século 20, o projeto de ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos foi elaborado há 15 anos, durante a gestão do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O projeto recebeu a primeira licença ambiental, o que permitiu a celeridade da atual retomada do processo.

A concessão será na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). A Mota-Engil terá a concessão por 30 anos, havendo o retorno do ativo à União/APS após esse prazo. O aporte financeiro da APS viabilizará a obra de natureza infraviária, reforçando a governança do empreendimento.

A APS atua como interveniente e articuladora da comunidade local, aprovando previamente e mitigando impactos regionais e operacionais.

Benefícios do túnel Santos-Guarujá

Além dos benefícios diretos ao Porto de Santos e as cidades de Santos e Guarujá, o túnel permitirá maior integração entre os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas/dia.

Diretamente, hoje, são cerca de 80 mil pessoas que cruzam diariamente o canal. A travessia de balsas, considerada a mais movimentada do mundo (27 mil veículos/dia). Os veículos de carga, que precisam rodar mais de 40 quilômetros para fazer o percurso, terão o deslocamento reduzido de 40 minutos para pouco mais de 1 minuto.

Para o meio ambiente, a implantação desta ligação será decisiva, com a redução de 70 mil toneladas de CO₂/ano, ao encurtar o percurso de 45 km (5 mil caminhões/dia) para apenas 960 metros.

O Porto de Santos ganha em competitividade, com o aumento da segurança da navegação, que não terá mais o cruzamento dos cargueiros com as balsas de ligação urbana. A expansão das operações portuárias será beneficiada, com acréscimo de áreas na margem esquerda.

Além de outras melhorias diretas à população e à economia nacional, a construção do túnel chega em um momento estratégico, com a implantação do maior terminal de contêineres do complexo, o Tecon Santos 10, com capacidade de 3,5 milhões de TEUs), que colocará Santos entre os 20 maiores portos do mundo.



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