Porto Pontal realiza estudos para receber os maiores navios do mundo

A construção contínua e rápida de mega navios exige a mesma rapidez no quesito infraestrutura portuária brasileira

A construção contínua e rápida de mega navios exige a mesma rapidez no quesito infraestrutura portuária brasileira. Porém, devido à falta dela, muitos deles não conseguem atracar em muitos portos do Brasil. Pensando nisso, o Porto Pontal está investindo aproximadamente R$ 1,5 bilhão, em uma série de estudos realizados por práticos de Paranaguá a fim de se preparar para receber os maiores navios do mundo. "Nosso cais já tem essa capacidade, só precisamos ajustar a dragagem para a área de manobra dos navios", disse Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.

Fazendo uma analogia ao considerado maior navio porta-contêineres do mundo, o Triple-E, da Maersk – com 400 metros de comprimento, 73 metros de altura - o que equivale a um prédio de 20 andares e capacidade para transportar 165 mil toneladas – o executivo aponta os benefícios e a eficiência do transporte dos mega navios, mas faz ressalvas quando o assunto é infraestrutura.

"Este navio consegue transportar grande quantidade de carga com pouco combustível, o que se traduz em economia, eficiência e em uma redução de até 50% na emissão de poluentes. Mas infelizmente nenhum porto brasileiro tem capacidade para recebê-lo", ponderou Salcedo.

Outra novidade é o uso de RMG (rail mounted gantry) – guindastes de pórtico montados sobre trilhos – no lugar do sistema RTG (rubber tyre gantry), tendência mundial já usada em grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam.

O Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² - e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de Teus.

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