BVRio lança o Circular Action Hub para catalisar Finanças Inovadoras para Economia Circular

A crescente geração de resíduos pós-consumo, principalmente plásticos, é um problema alarmante e global, mas as soluções devem ser locais. O Circular Action Hub conecta fontes internacionais de financiamento a projetos locais ambiciosos e escalonáveis para apoiar e acelerar as ações de gerenciamento de resíduos no âmbito de uma economia circular

A BVRio lança hoje o Circular Action Hub, uma plataforma online para conectar projetos e iniciativas de economia circular a organizações (empresas, doadores, investidores de impacto) interessadas em apoiá-los. No âmbito do Circular Action Hub, a BVRio lança também o Mecanismo Circular de Créditos - um sistema de pagamentos baseados em desempenho por serviços ambientais de circularidade, buscando inclusão e ampla participação social.

O Circular Action Hub foi originalmente criado para comercializar créditos da Iniciativa 3R, fundada pela BVRio, Verra, Nestlé, Danone, Tetra Pak e outras. A BVRio agora está expandindo o Hub para apoiar uma ampla gama de projetos (grandes, pequenos, greenfield, existentes), com várias necessidades de financiamento (ou seja, incluindo patrocínio direto, investimento de impacto, pagamentos baseados em desempenho) e materiais (plásticos, embalagens de bebidas, metais, vidro, pneus, lixo eletrônico). O Circular Action Hub também apoiará atividades complementares, incluindo conscientização, capacitação, disseminação de informações e desenvolvimento de tecnologia.

“A BVRio se orgulha de lançar o Hub. Nós o vemos como uma parte importante do ecossistema da economia circular, conectando e apoiando uma ampla gama de atores que desempenham papéis importantes neste espaço. Em particular, estamos contentes por ter desenvolvido um sistema inclusivo que remove barreiras à entrada e dá acesso a iniciativas menores, como as cooperativas de catadores que operam em todo o mundo”, disse Mauricio Moura Costa, Diretor da BVRio.

Os projetos submetidos devem se adequar aos Princípios e Critérios do Hub. Reconhecendo que existe uma enorme diversidade de circunstâncias, tecnologias e abordagens que podem ser usadas por projetos em diferentes partes do mundo, os Princípios e Critérios são continuamente aprimorados com base na experiência adquirida com os projetos participantes, em uma abordagem de “aprender fazendo”.

Para orientar esse processo de aprendizagem, foi criado um Grupo Consultivo com representação tanto dos provedores de recursos (empresas, doadores, investidores) como das organizações técnicas, científicas e do setor social interessadas na qualidade social e ambiental das iniciativas promovidas. Entre os participantes confirmados estão a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), Yunus Environment Hub, Mulheres no Emprego Informal - Globalizando e Organizando (WIEGO), Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN), WRAP Reino Unido, Regiões para Ação Climática (R20), South Pole e empresas membros. O Circular Action Hub é também membro do PREVENT Waste Alliance.

“O Yunus Environment Hub está comprometido em apoiar e desenvolver soluções de negócios sociais que contribuem para uma economia circular. Focamos particularmente em soluções que fortalecem e capacitam pessoas marginalizadas que trabalham como catadoras e empresas informais na cadeia de valor de resíduos plásticos. O Circular Action Hub pode desempenhar um papel importante para facilitar o financiamento para apoiar essas iniciativas e melhorar a justiça social dentro do sistema.”, disse Christina Jäger, diretora administrativa do Yunus Environment Hub.

“À medida que as perdas de biodiversidade aumentam devido ao impacto do gerenciamento insuficiente ou inadequado de resíduos, e especificamente da poluição por plásticos, a IUCN está entusiasmada em colaborar com o Circular Action Hub para garantir que promova impactos ambientais positivos em ecossistemas atualmente ameaçados pela poluição de resíduos ”, comentou João Souza , Oficial Sênior de Programa IUCN.

A BVRio espera que o Circular Action Hub se torne um mecanismo de economia circular eficaz e socialmente inclusivo, permitindo o apoio além das fronteiras de projetos por meio de pagamentos diretos com base no desempenho dos serviços ambientais de coleta, classificação e destinação adequada de resíduos que hoje poluem o meio ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.