O desafio do ESG no setor logístico

A inclusão de ações neste sentido, além de serem um diferencial competitivo, ainda beneficia todo o mercado e a sociedade. Veja como os pilares podem ser aplicados no setor

Cada vez mais as empresas têm se importado em dar o devido valor à preservação ambiental. Seja por leis de incentivo, por exigência dos consumidores ou por consciência social. Além de promover projetos de inclusão social de minorias e possibilitar que eles ocupem cargos de liderança, os chamados valores ESG (Meio ambiente, Sociedade e Governança, na sigla em inglês) tem ajudado muitas organizações na redução de danos ao meio ambiente e a impulsionar a economia circular, o que também influencia nos pilares social e governança.

Por isso, essas ações passaram a ser determinantes em diversos setores das companhias. No setor de logística, por exemplo, as soluções de ESG têm ganhado muita importância, principalmente durante a pandemia . "A logística estratégica nunca se fez tão necessária, sendo a principal aliada no crescimento sustentável das operações logísticas no varejo digital", explica Stefan Rehm, CEO da Intelipost, plataforma em gestão de fretes no Brasil. De acordo com levantamento da empresa, em 2020, houve mais de 300 milhões de entregas no e-commerce, um aumento expressivo de 67% em relação ao ano de 2019, que já havia obtido a marca surpreendente de 180 milhões de entregas realizadas.

Uma das maneiras de implantar processos mais eficientes e sustentáveis é otimizar a cadeia logística, que pode resolver grande parte da emissão de gases poluentes no país, pela otimização da frota e pelo uso de soluções de roteirização, que por sua vez diminuem em até 30% o consumo de combustível e o tempo do caminhão na rua.

A utilização de tecnologia de cálculo de frete, por exemplo, garante a melhor escolha de transportadora para cada envio a partir de parâmetros pré-determinados que asseguram maior economia e eficiência no processo de envios. Além disso, com a automatização e digitalização das informações intercambiadas entre varejistas e transportadoras, é possível praticamente zerar a emissão de papéis durante o processo de expedição e comprovação de entrega dos envios.

Oferecer diferentes modalidades de entrega, como o ship from store pode ser uma grande oportunidade para reduzir os impactos causados pelas emissões. "Outra nova tendência que contribui para os pilares ESG é a disponibilização de pontos de retirada que diminuem a quantidade de viagens que as encomendas precisam fazer para chegar aos seus compradores", acrescenta o CEO.

Da parte governamental, as ações que podem ser elaboradas são, por exemplo, a criação de código de conduta e políticas anticorrupção, para orientar as atitudes dos stakeholders, com a implementação de canais de denúncia e comitê de ética para apurar eventuais ações repudiadas pelos valores da companhia. "Queremos também iniciar um diálogo com outros participantes da cadeia de logística para começarmos a endereçar temas como emissão de poluentes e bem-estar dos motoristas. Cabe a todos nós contribuir com o tema e a Intelipost fará a sua parte para termos um mundo melhor no futuro." finaliza Stefan.

*Estudo Intelipost: Os efeitos da Covid-19 na logística do e-commerce. Acesso aqui.


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