Os desafios da Logística Life Science e Healthcare no Brasil

Durante a pandemia, vários setores foram muito importantes para a continuação dos serviços essenciais. Sem dúvida, a gestão logística de Life Science e Healthcare foi um deles. Ela garantiu que hospitais, farmácias e clínicas estivessem sendo abastecidos em um momento em que alguns deles sofriam com a escassez de medicamentos e materiais primordiais no combate à COVID-19.

De acordo com João Caldana, Managing Director ASL da Dachser Brasil, “A gestão da logística Life Science e Healthcare possibilitou a movimentação de materiais, medicamentos e outros insumos para nossos clientes em um período muito incerto. Nossos clientes compreenderam que a parceria com um provedor de logística experiente é de vital importância para ajudar a mitigar atrasos e a escassez de produtos que podem afetar diretamente todos os sistemas de saúde”.

Além de uma gestão rigorosa da cadeia de suprimentos, do controle de estoque e do armazenamento adequado dos produtos, a utilização de tecnologia de ponta é um grande aliado. “Usamos um sistema de rastreamento e identificação, que fornece uma visão abrangente de todas as atividades de transporte”, complementa Caldana.

Para que todo o sistema de Life Science e Healthcare funcione, incluindo o armazenamento de medicamentos e materiais hospitalares, é necessário um manuseio correto para estender sua vida útil, pois a maioria desses materiais é delicada de manusear.

Ambientes com temperatura controlada e espaços de armazenamento adequados são a base para o transporte e distribuição de medicamentos e suprimentos médicos. Os centros de distribuição devem ser usados estrategicamente para regular os estoques (sejam para negócios industriais ou comerciais), para reduzirem custos e concentrarem as atividades e os processos em que a escala é um fator de diferenciação.

Para Caldana, “A gestão correta e holística da logística de Life Science e Healthcare, envolvendo transporte internacional, desembaraço aduaneiro, armazenamento e distribuição nacional, minimiza os riscos em toda a cadeia de abastecimento, tornando o sistema de distribuição desses materiais sensíveis mais eficiente e seguro”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.