Rhenus Logistics se une à Voz dos Oceanos durante a COP30 em apoio à preservação dos oceanos
Parceria reforça o compromisso global da Rhenus com a descarbonização e a logística sustentável
A Rhenus Logistics firma parceria com a Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann e reconhecida globalmente pelo compromisso com a proteção e regeneração dos oceanos. A ação acontecerá durante a COP30, de 5 a 22 de novembro, na Casa Vozes do Oceano, em Belém (PA), reunindo cientistas, empresários, artistas e lideranças em torno de soluções sustentáveis para o planeta.
Instalada na Casa das Onze Janelas, às margens do Rio Guamá, a Casa Vozes do Oceano será epicentro da pauta oceânica durante a conferência, com programação gratuita que inclui exposições imersivas, exibições de filmes, palestras, workshops e experiências sensoriais sobre o impacto da poluição plástica e as mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos.
Como parte desta parceria, a Rhenus Logistics transportará a carga para Voz dos Oceanos de São Paulo até Belém, garantindo a entrega segura e eficiente dos materiais para o evento. Além disso, a Rhenus elaborará um relatório de emissões para esta operação, reforçando a transparência e a responsabilidade em linha com seus objetivos de sustentabilidade.
Ao apoiar a iniciativa, a Rhenus Logistics reforça seu compromisso global com a sustentabilidade, em linha com suas metas de neutralizar emissões de carbono até 2045, ampliar o uso de energias renováveis em suas operações e promover a logística verde, reduzindo o impacto ambiental em toda a cadeia de transporte e armazenagem.
A companhia investe continuamente em tecnologias de transporte de baixo carbono, combustíveis alternativos, soluções digitais para otimização de rotas e certificações ambientais internacionais, como parte do programa global Rhenus Green Logistics. Entre as iniciativas, destacam-se a oferta de transporte neutro em carbono, o uso de armazenagem com energia solar, o reaproveitamento de embalagens, a medição precisa da pegada de carbono e o desenvolvimento de projetos de compensação certificados. A empresa também adota o ecodesign de terminais e centros logísticos, priorizando materiais sustentáveis e eficiência energética em suas instalações.
“Acreditamos que logística e sustentabilidade devem caminhar juntas. Enfrentar as mudanças climáticas e construir um futuro sustentável exige esforços conjuntos e parcerias confiáveis. Apoiar a Voz dos Oceanos é uma forma de conectar nossa atuação global à preservação de um recurso essencial para todos: os oceanos. Queremos inspirar outras empresas e pessoas a repensarem suas rotas em direção a um futuro mais limpo e equilibrado. Estamos comprometidos em liderar essa transformação e em promover soluções que façam a diferença para o planeta”, destaca Bruna Ventura, Managing Director da Rhenus Logistics no Brasil.
Com presença em mais de 70 países, a Rhenus tem investido em soluções logísticas de baixo carbono e na transparência ambiental de suas operações. A parceria com o Vozes do Oceano reflete a convergência entre inovação, responsabilidade ambiental e propósito - princípios que direcionam a empresa em sua jornada de transformação sustentável.
Painel “Da Logística ao Oceano: O Carbono que Queremos Reduzir, o Carbono que o Mar Precisa Guardar”
Durante a COP30, a marca participará das ações promovidas na Casa Vozes do Oceano, um dos pólos de maior destaque da conferência, reconhecido como epicentro da agenda dos oceanos pela ONU e pelos governos do Brasil.
Dentro da programação oficial da Casa Vozes do Oceano, Bruna Ventura participará do painel “Da Logística ao Oceano: O Carbono que Queremos Reduzir, o Carbono que o Mar Precisa Guardar”, que acontece no dia 12 de novembro (terça-feira), das 18h às 18h50, na Sala Hub Oceano, localizada na Casa das Onze Janelas.
A executiva trará reflexões sobre o papel estratégico da logística como vetor de transformação na agenda climática, destacando que o nearshoring para o Brasil representa uma oportunidade para fortalecer a infraestrutura verde e a base industrial local, reduzindo emissões associadas a longas rotas de transporte e gerando benefícios que vão além da proximidade geográfica — como maior resiliência e alinhamento às práticas ESG.
Bruna também apresentará as ferramentas e iniciativas da Rhenus que apoiam clientes na transição para cadeias de suprimentos mais sustentáveis, como o RheGreen, o Emissions Dashboard e o Transport Mode Optimizer — soluções que permitem decisões mais assertivas e eficientes em relação à escolha de modais e à redução de impactos ambientais.
Outro ponto de destaque será o compromisso global da Rhenus de atingir a neutralidade de carbono até 2045, explicando como essa meta se reflete de forma prática nas decisões operacionais, de transporte e gestão logística.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.