TotalEnergies e CMA CGM criam joint venture para abastecimento de GNL em Roterdã

Parceria garante nova infraestrutura de GNL para descarbonizar rotas marítimas na Europa

A TotalEnergies e o Grupo CMA CGM anunciaram a criação de uma joint venture 50/50 voltada à logística de um abastecimento com gás natural liquefeito (GNL) no porto de Roterdã, na Holanda. A parceria entre as duas gigantes francesas - referência global em energia e transporte marítimo, respectivamente - prevê o desenvolvimento, operação e gestão conjunta de uma nova embarcação de abastecimento com capacidade de 20 mil m³ até o final de 2028.

O projeto reforça o compromisso das empresas com a transição energética do setor marítimo. A partir de 2028, a TotalEnergies fornecerá até 360 mil toneladas de GNL por ano à frota da CMA CGM, em um contrato com validade até 2040. A embarcação atenderá navios operando na região Amsterdam - Roterdã - Antuérpia (ARA), ampliando a infraestrutura para o uso do GNL como combustível de baixo carbono no transporte marítimo. 

A nova solução logística integrará a operação das Gas Agility, embarcação de 18.600 m³ que já abastece navios da CMA CGM em Roterdã desde 2020. Com isso, a joint venture pretende gerar sinergias logísticas, aumentar a flexibilidade de abastecimento e melhorar a eficiência operacional em uma das rotas mais estratégicas do mundo.

Avanço no abastecimento com GNL e apoio à descarbonização

O uso do GNL como combustível marítimo pode reduzir as emissões de gases efeito estufa em até 20% em comparação aos combustíveis marítimos convencionais. Quando substituído por biometano ou GNL sintético, o corte nas emissões pode chegar a 67% e 85%, respectivamente. Além disso, o GNL praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre (SOx) e partículas finas, e reduz significativamente os óxidos de nitrogênio (NOx), contribuindo para melhorar a qualidade do ar.

"Ao lado da CMA CGM, temos orgulho de impulsionar a infraestrutura de abastecimento com GNL em m dos maiores hubs marítimos da Europa. Essa parceria fortalece nosso papel como líderes no abastecimento com GNL e reflete nosso compromisso com soluções energéticas mais limpas", afirma Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies.

Já Rodolphe Saadé, CEO do Grupo CMA CGM, destacou o caráter inovador da parceria. "É a primeira vez que uma empresa de transporte marítimo e uma fornecedora de energia vão operar juntas uma embarcação de abastecimento de GNL. Essa é uma iniciativa concreta para escalar os combustíveis alternativos e acelerar a descarbonização do comércio global"

A criação da joint venture ainda está sujeita à aprovação regulatória. A parceria entre TotalEnergies e CMA CGM em soluções de GNL teve início em 2017, com contratos de longo prazo que já somam mais de 500 mil toneladas de fornecimento anual, além de operações pioneiras de abastecimento em Roterdã, Marselha Fos e Dunkirk. A CMA CGM planeja operar 123 navios com propulsão dual-fuel (com capacidade para GNL) até 2029.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.