CMA CGM e ENGIE se preparam para produzir biometano de segunda geração

O Grupo CMA CGM e a ENGIE, anunciaram planos para co-investir no projeto Salamander – a primeira unidade industrial e comercial para a produção de biometano de segunda geração – e sua intenção de produzir até 200.000 toneladas de gás renovável anualmente em todo o mundo até 2028, para atender às necessidades da CMA CGM e da indústria naval.

De propriedade majoritária da ENGIE e do Grupo CMA CGM, a localização do site está será em Le Havre, apoiado pelo apoio da comunidade urbana de Havre Seine Métropole por meio do programa de investimentos “Le Havre, Ville portuaire intelligente” (Le Havre, uma cidade portuária inteligente). A unidade será abastecida por biomassa seca de fontes locais de resíduos de madeira, juntamente com combustível sólido recuperado, e produzirá o processo de biometano via pirogaseificação. O local terá como objetivo produzir 11.000 toneladas de biometano anualmente, a partir de 2026.

A CMA CGM e ENGIE planejam finalizar sua decisão de investimento no final de 2022. Um pedido de financiamento foi apresentado ao Fundo de Inovação da Comissão Europeia. Ao desenvolver a indústria de gás renovável e o projeto Salamander, tanto a CMA CGM quanto a ENGIE ajudarão a alcançar as metas de independência energética e transição energética estabelecidas pela Comissão Europeia no plano RepowerEU.

Até 200.000 toneladas de gás renovável anualmente em todo o mundo até 2028

A CMA CGM e a ENGIE aproveitam esta oportunidade para declarar sua intenção de produzir juntos até 200.000 toneladas de produção anual de gás renovável na Europa e no mundo até 2028, tanto para atender às necessidades da CMA CGM quanto às da indústria naval. O projeto Salamandra ajudará a atingir esse objetivo.

O Grupo CMA CGM, que visa atingir o carbono líquido zero até 2050, já possui uma frota de 30 navios bicombustíveis “e-methane ready” em operação – número que subirá para 77 até o final de 2026.

CMA CGM e ENGIE firmam parceria para descarbonizar a navegação

A tecnologia de motor bicombustível desenvolvida pela CMA CGM, que atualmente funciona com GNL, já é capaz de usar bioLNG, além de metano sintético. Este combustível reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 67% em comparação com o Very Low Sulphur Fuel Oil (VLSFO) do poço à esteira (a cadeia de valor completa). Nesse cenário, a CMA CGM e a ENGIE assumem o compromisso de promover o desenvolvimento do setor de gás renovável em escala industrial.

Salamandra: energia renovável local e um compromisso concreto com a região de Le Havre

Salamandra é a tradução concreta do desejo de ambos os grupos de promover os setores de produção e distribuição de gás renovável na Europa – particularmente na França. É a aplicação em escala industrial de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento realizados pela ENGIE1 no âmbito do projeto GAYA, que demonstrou a viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção de gás renovável.

O projeto Salamander também reflete a conexão estreita da CMA CGM com a região de Le Havre, onde o local está sendo considerado. A CMA CGM é a maior empresa marítima local em termos de quota de mercado, operando na região desde 1994. As suas raízes remontam a 1863 como CGM. 15 conexões semanais atendem o porto de Le Havre – uma ilustração de sua importância estratégica para o Grupo CMA CGM – e o escritório local emprega uma equipe de mais de 400 funcionários.

Comprometidos com a Coalizão para a Energia do Futuro para apoiar a mobilidade sustentável

A CMA CGM e ENGIE também trabalham juntos há vários meses dentro da Coalizão para a Energia do Futuro, lançada no final de 2019 durante as “Assises de l'Economie de la Mer” de Rodolphe Saadé e apoiada pelo Presidente da República, Emmanuel Macron. As duas empresas continuam trabalhando dentro da Coalizão para acelerar o desenvolvimento das energias e tecnologias do futuro, apoiar novos modelos de mobilidade sustentável e reduzir o impacto climático do transporte e da logística.

ENGIE se une a Associação Brasileira de Hidrogênio para acelerar a adoção de tecnologias de hidrogênio verde no Brasil

Christine Cabau Woehrel, vice-presidente executiva de ativos e operações da CMA CGM disse: “Para atingir nossa meta de carbono líquido zero até 2050, o Grupo CMA CGM busca formar parcerias industriais sólidas, lideradas por esta iniciativa com a ENGIE que visa produzir até 200.000 toneladas de gás renovável anualmente até 2028. Salamander é o primeiro ramp-up industrial a surgir da parceria, um piloto avançado que ajuda a desenvolver o setor de gás renovável, de acordo com as metas de independência energética e a transição energética estabelecidas pela Comissão Europeia no plano RepowerEU.”

Edouard Sauvage, vice-presidente executivo de infraestrutura da ENGIE, disse: “A ENGIE está inovando com um novo método de produção local de biometano de segunda geração usando resíduos de madeira, sustentado por uma tecnologia de produção de energia envolvendo processo de pirogasificação. A escala do projeto reflete nossas ambições e desenvolvimento acelerado na produção de gás renovável. Demonstra nossa capacidade de apoiar empresas líderes em sua transição para o net zero. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por realizar esta iniciativa em parceria com a CMA CGM, avançando juntos neste importante marco em nossos esforços para promover as energias do futuro”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.