CMA CGM e ENGIE firmam parceria para descarbonizar a navegação

A CMA CGM e a ENGIE decidiram estabelecer uma cooperação estratégica e industrial de longo prazo voltada para a produção de combustíveis descarbonizados. A cooperação tem a ambição de apoiar o desenvolvimento de uma indústria de produção de metano sintético que pode ser usada pelo setor de transporte marítimo, avançando na transição energética, defendendo a distribuição em escala industrial de metano sintético e BioLNG. Um projeto inicial de produção de biometano liquefeito (BioLNG) para embarque já foi lançado pelos dois grupos no porto de Marselha, em parceria com a Métropole Aix-Marseille-Provence e a TotalEnergies.

A ENGIE está liderando outros projetos industriais de produção de metano sintético nos quais a CMA CGM terá a possibilidade de investir, inclusive por meio de compromissos de compra plurianuais. Esses projetos irão aproveitar várias tecnologias, como pirogaseificação ou metanação usando hidrogênio verde e CO2 capturado. A CMA CGM e a ENGIE investem no desenvolvimento e pesquisa com os seus parceiros industriais de forma a encontrar as fontes de energia do futuro que permitam a descarbonização do sector naval.

Além disso, a parceria entre as empresas facilitará o compartilhamento do conhecimento e do trabalho de P&D de ambos os grupos, principalmente em tecnologias-chave, como captura de carbono e produção de hidrogênio verde. A parceria também abrange a análise de regulamentações futuras, bem como esforços para aumentar a conscientização sobre os benefícios do BioLNG e do metano sintético para a descarbonização da indústria naval.

O gás natural liquefeito (GNL) pode reduzir as emissões de óxido de enxofre em 99%, as emissões de partículas finas em 91% e as emissões de óxido de nitrogênio em 92%. O CMA CGM Group atualmente é responsável por 20 embarcações “prontas para e-metano” equipadas com motores dual-fuel e funcionando com GNL e terá 44 embarcações “e-metano” até o final do ano de 2024. 

O Grupo CMA CGM e a ENGIE têm trabalhado juntos há vários meses como parte da Coalizão pela energia do futuro lançada no final de 2019 na conferência Assises de l'Économie de la Mer por Rodolphe Saadé e apoiado pelo presidente francês Emmanuel Macron. Eles continuam a colaborar com a Coalizão para impulsionar o desenvolvimento de fontes de energia e tecnologias do futuro, para apoiar novos modelos de mobilidade sustentável e reduzir o impacto climático da indústria de transporte e logística.





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