Varejo e indústria sentem a crise e buscam alternativas no exterior

Estoques fora do padrão ideal, consumo fraco e moeda desvalorizada levam a indústria a apresentar seus produtos nos mercados externos

Cleci Leão


Vendas abaixo do esperado na temporada de Natal significaram impacto negativo sobre os estoques do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo (RMSP). Em janeiro, o indicador que mede o nível de adequação dos estoques atingiu 90,8 pontos, o que representa uma queda de 2,4% em relação ao mês de dezembro (93 pontos). É o pior patamar da série histórica iniciada em junho de 2011.


Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o indicador apontou 107,4 pontos, o recuo foi de 15,4%, de acordo com os dados do Índice de Estoques (IE) da FecomércioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). O instituto que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia as avaliações de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.


O recuo do indicador deste mês deve-se, especialmente, ao relato dos empresários, cuja minoria informou estar com os estoques em situação adequada. Além disso, o fato de as vendas de natal terem ficado abaixo do esperado resultou na elevação dos estoques ideais. Estoques abaixo do considerado adequado também são alarmantes: em janeiro, a quantidade de comércios que não atingiram a marca ideal chegou a 16.9%, superior em 0,6% à marca registrada no mesmo mês de 2015.


De acordo com assessoria econômica da FecomercioSP, os empresários varejistas têm reduzido seus pedidos a fornecedores e, dessa forma, o mix de produtos de segmentos como supermercados e vestuário, tecidos e calçados possivelmente está sendo bastante controlado, a fim de garantir maior giro e menor custo de carregamento desses estoques.


Embora a expectativa fosse que as tradicionais liquidações de início de ano encerrassem o ciclo de estoques, tudo indica que isso não irá acontecer no curto prazo: a entidade não espera uma retomada do crescimento, mas acredita que provavelmente os empresários começaram o ano com uma noção mais clara da gravidade e da duração dessa crise, que tende a aumentar ainda mais o desemprego e, assim, atingir também o consumo paulistano.


Em busca de novos mercados


Enquanto o comércio local passa por dificuldades, empresários se reúnem para organizar, em parceria com as associações que os representam, missões a mercados do exterior, com o propósito de não apenas se manterem atualizados como também estabelecer novas parcerias e abrir novos mercados.


Assim deverá acontecer em fevereiro com a comissão Exporta, São Paulo, organizada pela Associação Comercial do Estado de São Paulo, que trabalha em parceria com o Porto de Houston para esclarecer dúvidas, homogeneizar a legislação e fomentar o comércio entre os produtores brasileiros do Estado e o mercado norte-americano. A missão deverá realizar uma viagem técnica ao Porto de Houston, no estado do Texas, no mês de fevereiro, para a qual já tem se preparado por meio de reuniões periódicas na sede da associação comercial, na capital.


Com o mesmo intuito, representantes do comércio varejista também se lançaram no mercado americano nesta semana: acontecia, em Nova York, a maior feira de varejo do mundo, um evento que teve duração de quatro dias e recebeu cerca de 35 mil profissionais do segmento. Visitaram a 105ª edição da NRF Big Show 2016 representantes brasileiros da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), que estão entre as mais de 200 entidades de apoio ao varejo brasileiro, para acompanhar tendências, palestras e desafios sobre o setor. Ao todo, o evento teve a participação de 550 expositores de todo o mundo.


“A maior delegação brasileira do evento é da CNDL, o que o torna uma ótima oportunidade para representantes e líderes do varejo no nosso país acompanharem o que há de mais recente e importante para o setor. O ano de 2015 trouxe grandes desafios para o comércio e varejo do Brasil, assim, estar na NRF também é uma oportunidade de aprendizado, troca de experiências e fôlego para levarmos ao Brasil mais otimismo para o ano que está começando”, explica o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.


Fornada brasileira na Alemanha


Enquanto algumas empresas dirigem seus esforços para a abertura do mercado norte-americano, a Europa também tem recebido visitas organizadas por representantes da indústria brasileira. De 31 de janeiro a 03 de fevereiro, acontece em Colônia, na Alemanha, a 46ª edição da ISM (International Sweets and BiscuitsFair), que vai apresentar o projeto Happy Goods Baked in Brasil. Desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães& Bolos Industrializados (ABIMAPI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto visa apresentar os produtos brasileiros ao mercado europeu, com vistas ao fomento do comércio entre as nações.


Farão parte do espaço de 118 m² as marcas Bela Vista, Casa Suíça, Cory, Dauper, Marilan, Roots to Go e Pandurata (Bauduco/Visconti), em conjunto com aequipe ABIMAPI e a empresa visitante Tondo/Orquídea. Com o tema “O futuro e o coração dos doces e aperitivos”, as empresas apresentarão principalmente suas linhas de biscoitos, mas também bolos, tortas, aperitivos, salgados, chocolates, pães, entre outros.


O presidente da ABIMAPI, Claudio Zanão, explica que serão 25 profissionais brasileiros, em busca da promoção dos produtos do setor e incremento das vendas no mercado externo. “Esperamos gerar mais de 400 contatos e US$ 4 milhões em negócios, atingindo compradores e distribuidores de países específicos como Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Arábia Saudita, bem como outros da América Latina, África, Oriente Médio, União Europeia e Leste Europeu”, diz Zanão.


O Projeto Happy Goods Baked in Brazil é uma ação setorial de promoção da exportação desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & BolosIndustrializados (ABIMAPI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Formado por 39 empresas brasileirasque anualmente exportam para mais de 80 países.




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