APS encerra ciclo de gestão do Porto de Itajaí com operação regularizada e transição segura
Administração santista em Santa Catarina terminou dia 02 de janeiro
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura público do Porto de Santos, encerrou no dia 02 de janeiro último seu ciclo de gestão do Porto Organizado de Itajaí (SC). O Convênio de Delegação junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) venceu e a administração agora passou a ser da Companhia Docas da Bahia (Codeba).
A gestão da APS em Itajaí começou em 02 de janeiro de 2025, quando terminou a concessão ao município e a responsabilidade pela gestão do complexo portuário voltou para a União. “Assumimos a gestão de Itajaí em um momento bastante delicado, um cenário muito próximo da inviabilidade operacional”, lembra o presidente da APS, Anderson Pomini. “Foram adotadas medidas firmes e responsáveis para estabilizar a operação e proteger as pessoas, com destaque para a manutenção dos postos de trabalho e a garantia do pagamento regular dos salários, preservando a renda das famílias, a estabilidade das equipes e a normalidade das relações de trabalho”, afirma Pomini.
Além da questão humana, a APS atuou com prioridade para a manutenção e retomada das operações portuárias em Itajaí. Foi feita a regularização de passivos relevantes, inclusive contratos de dragagem, o que permitiu retomar, em dois meses, o restabelecimento dos calados operacionais do Porto.
Foram regularizados mais de R$ 108 milhões entre passivos contratuais e precatórios. A APS realizou a quitação de todos os pagamentos e obrigações financeiras do exercício, assegurando a plena continuidade das operações portuárias e uma transição organizada da gestão para a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), sem qualquer impacto operacional.
Em um ambiente de diálogo institucional, a APS conduziu tratativas com as Prefeituras de Itajaí e Navegantes - cidades onde se localiza o complexo portuário -, trabalhadores, clientes do Porto e instituições como Marinha do Brasil e Receita Federal, o que garantiu que o Porto de Itajaí continuasse operando sem interrupções.
A APS encerra esse ciclo com a convicção de que entrega o Porto de Itajaí em condições significativamente melhores do que aquelas encontradas no início da gestão, com riscos mapeados, obrigações organizadas, empregos preservados e a operação plenamente assegurada.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.