Ferroport reduz 94% das emissões de GEE e embarca 24,4 milhões de toneladas de minério em 2025

A Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, divulgou nesta quinta-feira (21) seu relatório de Sustentabilidade 2025. O documento apresenta os resultado da companhia em desempenho ambiental, social e governança, além de indicadores operacionais. No ano passado, a empresa embarcou 24,4 milhões de toneladas de minério de ferro, consolidando-se como o quarto maior porto do Brasil no setor.

No campo ambiental, o destaque é a redução de 94% nas emissões de Gases do Efeito Estufa dos escopos 1 e 2, com neutralização total do escopo 2, em relação ao ano base de 2021. O resultado foi alcançado com o uso de 100% de energia elétrica de origem renovável, proveniente de geração eólica, e com a execução do Plano de Descarbonização da companhia.

Outro avanço registrado foi a redução no consumo de água subterrânea, que caiu de 47,73% megalitros em 2022 para 37,85 megalitros em 2025, queda de 20,7%. A empresa aponta o resultado como contribuição à preservação do aquífero e à segurança hídrica do território.

No pilar social, a Ferroport registrou R$ 10 milhões investidos por meio de leis de incentivo em iniciativas nas áreas de educação e esportes. Foram ministradas 9,2 mil horas de treinamento voltadas à qualificação de mão de obra local, e o percentual de mulheres em posição de liderança avançou para 25%.

A companhia, que gera cerca de 600 empregos diretos e indiretos em São João da Barra, obteve 93% de adesão na pesquisa Great Place to Work e Índice de Confiança de 92, ocupando a 13ª posição no ranking entre as melhores empresas para trabalhar em 2025.

Em governança, a Ferroport lançou seu novo Código de Conduta e manteve a certificação ISO 37001, referente ao Sistema de Gestão Antissuborno. O Sistema de Gestão Integrado da companhia segue certificado nas normas ISO 14001 e ISO 45001, com auditorias, avaliação de mais de 3.900 requisitos legais e revisão de processos realizados ao longo do ano. A recertificação está prevista para 2026.

A edição deste ano do relatório incorpora ainda a abordagem da TNFD, sigla em inglês para a força-tarefa de divulgação financeira relacionada à natureza, ampliando a transparência sobre riscos e oportunidades associados ao uso de recursos naturais nas operações da companhia.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.