Star Norge atraca em Paranaguá para embarque de 14,2 mil toneladas de celulose

O navio Star Norge, de bandeira norueguesa, atracou nesta quarta-feira (13) no Porto de Paranaguá para embarcar 14,2 mil toneladas de celulose. A operação marcou a viagem inaugural da embarcação, construída em estaleiro chinês e entregue em março, e também a entrada do navio na frota da G2 Ocean.

Com 225 metros de comprimento e capacidade para até 82 mil toneladas, o Star Norge é o maior navio da operadora e o primeiro da série de dez embarcações adquiridas para ampliar o transporte de celulose com foco em eficiência operacional e uso de combustíveis alternativos. A atracação foi celebrada pela empresa e pela administração da Portos do Paraná como mais um indicativo da capacidade do terminal para receber navios de grande porte.

A movimentação também foi usada pela autoridade portuária para destacar os efeitos dos investimentos no aprofundamento do canal de acesso e nas campanhas de dragagem de manutenção. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, essas intervenções permitem a operação de embarcações maiores, ampliam a competitividade e ajudam a reduzir custos logísticos.

Na avaliação da G2 Ocean, o navio reúne características que aumentam a produtividade da operação. Angelo Spinelli, diretor de operações da companhia para a América do Sul, afirmou que os guindastes suportam cargas mais pesadas e que os porões têm maior capacidade de armazenamento do que os navios convencionais, o que favorece o transporte de celulose em escala.

A chegada do Star Norge também teve registro simbólico na operação portuária. O diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, entregou ao capitão Romeo Bautista uma panóplia com o brasão da empresa pública, marcando oficialmente a atracação em Paranaguá.

O carregamento foi concluído na noite de quinta-feira (14), e o navio seguiu para o Porto de Santos antes de continuar viagem para o continente asiático. A operação reforça o papel de Paranaguá na cadeia exportadora de celulose e na recepção de navios de maior dimensão.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.