Movimentação que ultrapassa 23 milhões de toneladas
Porto do Rio Grande garante nos primeiros sete meses de 2016 aumento de 6,7% comparado ao mesmo período de 2015
Garantindo nos primeiros sete meses de 2016 aumento de 6,7% comparado ao mesmo período de 2015, o Porto do Rio Grande movimentou mais de 23 milhões de toneladas de cargas entre janeiro e julho. De acordo com o diretor-superintendente do complexo, Janir Branco, o setor produtivo gaúcho é a base para a movimentação portuária. "O bom momento da soja gaúcha e também a intensa movimentação da Celulose Riograndense tem proporcionado ao complexo o crescimento numérico. Mais que números, o aumento de movimentação significa geração de emprego e renda no município do Rio Grande”, afirmou.
Granéis sólidos, compostos principalmente por grãos, foram responsáveis pela movimentação de mais de 14 milhões de toneladas. Granéis líquidos ultrapassam 2,7 milhões de toneladas, com crescimento de 9,7%. Carga geral, que engloba celulose e toras de madeiras, ultrapassa 6,1 milhões de toneladas, com o expressivo aumento de 42,4%.
O trigo por sua vez teve destaque negativo com queda de 41%, o que não opinião do executivo não é nenhuma surpresa. "Em 2015 tivemos um embarque atípico de trigo enquanto o país sempre foi um grande importador desse produto. Portanto não vemos como anormalidade a queda desse tipo de produto”, afirmou Branco. Enquanto o trigo apresenta queda, os demais produtos, considerando embarque e desembarque, sobem na movimentação, como o arroz (+27,3%), o milho (+101,1%) e a cevada (+74,6%).
Até o mês de julho foram movimentados 8,8 milhões de toneladas, divididos entre farelo, óleo e grão. O número representa um aumento de 1% quando comparado ao mesmo período de 2015. Os contêineres tiveram crescimento de 1,2%, passando de 405.268 para 410.448 Teus. Nos sete primeiros meses de 2016, foram realizadas 1.894 atracações de cabotagem, longo curso e navegação interior.

Notícias do dia
-
Cabotagem
O impacto da Cabotagem para a logística em Manaus (AM)
-
Marítimo
Pesquisa revela desafios e oportunidades para a indústria marítima alcançar a...
-
Marítimo
Indústria marítima avalia adoção de hidrogênio verde e amônia como combustíveis...
-
Mercado
Copersucar: Comitê do RenovaBio e novas metas enaltecem compromisso brasileiro a favor...
-
Mercado
DSV investe em combustíveis sustentáveis para reduzir emissões de CO2 no transporte
-
Seguros
Perigos da importação CIF
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.