Queda no Porto de Santos
Apesar disso, o total obtido em 2016 foi o terceiro melhor na história do complexo portuário
A movimentação de cargas no Porto de Santos caiu 5,1% no ano passado, totalizando 113,815 milhões de toneladas. O resultado foi motivado pela diminuição nas exportações, principalmente as de milho, reduzidas pela metade (-49,7%). Apesar disso, o total obtido em 2016 foi o terceiro melhor na história do complexo portuário, perdendo apenas para 2015 (119,93 milhões de toneladas) e 2013 (114,1 milhões de toneladas).
Diante dos números oficiais de 2016, o diretor-presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), José Alex Oliva, afirmou que “esse volume, apesar de representar uma redução na comparação com o apurado em 2015, devido, principalmente, à expressiva queda nos embarques de milho, foi concretizado num cenário econômico global adverso, mostrando o bom desempenho do Porto de Santos, inclusive, em situações adversas”.
O diretor de Relações com o Mercado e Comunidade, Cleveland Lofrano, apontou outro fator para esse resultado – a diminuição nas operações com cargas conteinerizadas, afetadas por fatores conjunturais, como a valorização do Real, que afetou a competitividade das exportações brasileiras de maior valor agregado, em um cenário global de demanda ainda reprimida.
De acordo com o relatório da Docas, as exportações somaram 81,42 milhões de toneladas, 7% abaixo do contabilizado no ano passado (87,56 milhões de toneladas). As importações atingiram 32,39 milhões de toneladas, 0,1% acima das descargas verificadas em 2015 (32,366 milhões de toneladas).
As commodities agrícolas continuaram a se destacar no complexo marítimo. Os embarques de açúcar somaram 20,25 milhões de toneladas, 11,4% a mais do que no ano passado, enquanto os do complexo soja chegaram a 19,12 milhões de toneladas, com uma alta de 7,6%. “Os embarques de açúcar e soja em grãos contribuíram para amenizar a queda na movimentação, favorecidos por uma boa safra e preços internacionais em recuperação”, comentou Lofrano.

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