JSL e Fundação Toyota na prevenção das bacias hidrográficas na Serra da Mantiqueira

A JSL e a Fundação Toyota do Brasil firmaram parceria de apoio ao projeto Águas da Mantiqueira, para restaurar um hectare de floresta no município de Sapucaí Mirim (MG), na Serra da Mantiqueira.

A região é uma das maiores províncias de água mineral do mundo, com aproximadamente 500 km de extensão e passa por municípios de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

"Os princípios de sustentabilidade ESG [sigla na língua inglesa: Enviromental, Social and Governance] estão no centro da estratégia da JSL há bastante tempo e essa é uma oportunidade importante, não de apenas mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como para preservar e proteger os ecossistemas relacionados a bacia hidrográfica, fundamentais para as gerações futuras", analisa Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

A iniciativa soma-se a outros esforços para reduzir os impactos das emissões de CO₂, fruto da utilização do diesel no transporte para as fábricas da Toyota, instituidora da Fundação Toyota. A logística comumente chamada de milk run, é um serviço realizado pela JSL em busca da melhor otimização e economia dos processos.

A restauração ecológica contribuirá para o desenvolvimento de cerca de 2.500 espécies de plantas nativas e permitirá a absorção de até 200 toneladas de CO₂, além de auxiliar na recuperação de bacias hidrográficas e na conservação da fauna.

"O projeto nos mostra que as áreas naturais são a embalagem perfeita para água, movimentam a economia, o turismo e garantem a saúde de todos os seres. A neutralização de carbono por meio de restaurações ecológicas é a maneira mais eficiente de garantirmos maior qualidade de vida para todos os habitantes da terra." explica Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

O Projeto Águas da Mantiqueira, que nasceu em 2017, é uma ação desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. 30 pesquisadores atuam em áreas remanescentes da Mata Atlântica, distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) e 51 bacias na cidade mineira de Sapucaí-Mirim. O projeto se estenderá, ainda esse ano, para as bacias hidrográficas de Gonçalves (MG).

O projeto Águas da Mantiqueira contribui direta e indiretamente com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.