Novo terminal no porto de Damietta, no Egito, é fruto de parceria entre Hapag-Lloyd, Eurogate e Contship Italia
Um novo terminal será construído no porto de Damietta/Egito e, para tanto, foi constituída uma Joint Venture para desenvolver e operar o novo “Terminal 2” do porto. A Joint Venture “Damietta Alliance Container Terminal S.A.E.” consiste em três acionistas principais que são Hapag-Lloyd Damietta GmbH (39%), Eurogate Damietta GmbH (29,5%) e Contship Damietta Srl (29,5%). Dois outros parceiros, Middle East Logistics & Consultants Group e Ship & C.R.E.W. Egypt S.A.E., cada um terá 1%.
O novo Terminal 2 no porto de Damietta deve começar a operar em 2024. Ele terá uma capacidade operacional total final de 3,3 milhões de TEU e servirá como hub estratégico dedicado de transbordo da Hapag-Lloyd no Mediterrâneo Oriental.
“Com o novo terminal, a Hapag-Lloyd melhorará significativamente sua operação de transbordo no mercado do Mediterrâneo Oriental, bem como o acesso ao comércio egípcio local”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
Hapag-Lloyd inicia serviço Turquia East Coast Express (TEX)
Thomas H. Eckelmann, Presidente do Conselho de Administração do Grupo EUROGATE, declarou: “Com o Terminal 2 em operação em 2024, a Hapag-Lloyd e seus parceiros poderão usar um terminal de última geração com capacidade suficiente, alta produtividade e uma rede de alimentação densa.”
Cecilia Eckelmann-Battistello, presidente do conselho da Contship Italia, acrescentou: “Sentimo-nos privilegiados e extremamente gratos pelo apoio do governo egípcio. A concessão para operar a instalação é concedida à Joint Venture por 30 anos. Isso dá a nós e aos nossos respectivos clientes uma perspectiva de longo prazo no porto de Damietta.”
O Ministro dos Transportes egípcio, Tenente-General Eng. Kamel Al-Wazir, comentou: "Esta é uma parceria muito encorajadora e bem planejada do setor privado internacional e egípcio para posicionar o Egito como um centro global de logística e comércio. Nesta primeira fase, estabeleceremos o porto de Damietta como um hub logístico integrado para contêineres, que será seguido pelo estabelecimento de corredores logísticos que chegam a diferentes áreas de fabricação no Egito por rede ferroviária."
A assinatura final do contrato de concessão aconteceu na semana passada no Cairo, Egito.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.