TCP se consolida como maior terminal reefer do Brasil

Terminal bateu recorde de movimentação geral histórico com 99.070 TEUs no mês passado, com destaque nas cargas refrigeradas. Clientes do segmento reforçam parceria com a empresa.

Consolidado como o terminal com maior movimentação de contêineres refrigerados do Brasil, a TCP - empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, fechou o mês de maio com um novo recorde histórico de movimentação de contêineres, com 99.070 TEUs operados. As cargas refrigeradas, como carnes bovinas, suínas e de frango, foram determinantes no bom resultado e somaram 16.923 TEUs movimentados no período.

Com uma estrutura robusta, localização geográfica privilegiada, variedade de serviços marítimos, agilidade no recebimento de cargas e nas operações dos navios, o Terminal atraí produtores dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros. É o caso da Seara Alimentos, com sede em Itajaí-SC, que exportou, em maio, 30 mil toneladas de produtos congelados como carne de aves e suínos, que têm como destinos principais o Japão, China, Hong Kong, Emirados Árabe Unidos, Cingapura, Iraque, Coreia do Sul, entre outros.

Em 2020 a empresa teve um aumento de 17% nas exportações que, Osvaldo de Carvalho Filho, gerente de logística para o mercado externo da Seara, atribuí ao aumento da produção e às melhores condições do Terminal de Contêineres de Paranaguá para recebimento antecipado dos contêineres frigorificados.

"A relação com a TCP é um referencial no Brasil já que o atendimento e agilidade na tomada de decisões faz com que a empresa tenha tranquilidade de que sua carga será recebida e embarcada no tempo certo", afirma.

Ele explica que a parceria entre o Grupo Seara e o Terminal tem uma relação de longa data e vem se fortalecendo nos últimos tempos por diversos fatores como a localização estratégica, o suporte para os fluxos rodoviário e ferroviário, a competência operacional e o nível de excelência dos serviços prestados.

"São estruturas fundamentais para que seja possível manter o crescimento das exportações e importações, e garantir competitividade do produto brasileiro no cenário internacional", avalia.

Números

O volume de 99.070 TEUs no último maio foi 17,8% maior que o registrado no mesmo mês do ano de 2020, quando foram movimentados 84.088 TEUs. Nos meses de janeiro a maio de 2021, o Terminal movimentou 454.519 TEUs. Na comparação com 2020, o crescimento é de 14%, quando o total de cargas movimentadas no período foi de 398.589 TEUs.

Este é o segundo recorde histórico de movimentação mensal conquistado pelo Terminal em 2021, o anterior havia sido registrado em março, com 95.575 TEUs operados.

Segundo Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional da TCP, o resultado deve-se principalmente ao crescimento na exportação de cargas refrigeradas, que atingiram 16.923 TEUs no mês - a maior movimentação desde julho de 2020, quando foram exportados 16.907 TEUs dos produtos que integram a categoria.

"Carnes e congelados, em especial os frangos, foram os principais produtos movimentados na exportação e responsáveis pelo bom desempenho da TCP em maio. Além disso, também merece destaque a importação de matéria-prima, especialmente da indústria automotiva, que teve uma forte retomada", explica o executivo.

Lima destaca ainda, que nos últimos anos a TCP está se preparando para quebrar recordes, investindo em estrutura, equipamentos, sistemas operacionais e na formação de suas equipes. "A qualificação dos times é determinante para alcançarmos altos níveis de produtividade e condições comerciais atrativas. Em termos práticos, nossos objetivos estratégicos nos aproximam naturalmente dos nossos clientes, das autoridades e da comunidade, gerando benefícios sustentáveis ao longo do tempo - que quando conectados, potencializam-se como um círculo virtuoso", finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.