World Gateway expandirá operações no porto de Roterdã

Terminal de contêineres Rotterdam World Gateway (RWG) decide expandir seu terminal no porto de Roterdã. A expansão do terminal atual abrange aproximadamente 45 hectares de área do terminal e 920 metros de cais. Isso aumentará a capacidade da RWG em 1,8 milhão de TEU (tamanho padrão para contêineres) de forma gradual.

A expansão será totalmente automatizada e neutra em carbono, assim como o terminal existente. A primeira fase da expansão deve estar operacional até o final de 2025. O terminal também será preparado para energia elétrica em terra e será conectado à Rota de Troca de Contêineres (CER, na sigla em inglês).

Topview LuchtfotografieAtualmente, a RWG possui acesso a aproximadamente 100 hectares de terra, 1.150 metros de cais de águas profundas e 550 metros de cais de barcaça/alimentação. A Autoridade Portuária de Rotterdam (PoR) iniciou a construção dos muros do cais com previsão de conclusão até meados de 2024.

O muro do cais de última geração é equipado com sensores para medir as forças exercidas por embarcações, ondas, vento e outros elementos na estrutura, enquanto também é preparado para o uso de energia elétrica em terra. A Autoridade Portuária também está equipando o muro do cais da RWG com defensas inteligentes, que medem a força dos cabos de amarração, permitindo o monitoramento contínuo da segurança das embarcações atracadas.

Allard Castelein, CEO da Autoridade Portuária de Roterdã: "O impacto econômico do transporte de contêineres é e continua sendo alto. Os extensos fluxos comerciais que chegam ou saem de Rotterdam por meio de contêineres geram emprego, valor agregado, receita e estabelecimentos comerciais na Holanda e na Europa. Nas próximas décadas, o transporte de contêineres continuará crescendo. Roterdã tem como objetivo facilitar e incentivar esse crescimento de maneira sustentável. Afinal, escolhas logísticas sustentáveis garantem um sistema bem-sucedido que contribui para a prosperidade da Holanda e da Europa. Ao investir precocemente na construção de novos muros de cais, agora podemos oferecer aos nossos clientes a capacidade necessária. Estamos, portanto, satisfeitos com a decisão da RWG de investir na expansão do terminal neutro em carbono."

Ronald Lugthart, CEO da RWG: "Com essa decisão, estamos dando o próximo passo na expansão de nossas operações para continuar oferecendo serviços confiáveis, eficientes e flexíveis aos nossos clientes e partes interessadas. Estamos investindo não apenas em capacidade adicional, mas também em maior conectividade logística e de hinterland, com instalações e parcerias inovadoras. O terminal da RWG se tornará completamente neutro em carbono, incluindo a maior eletrificação do equipamento do terminal e a preparação para energia elétrica em terra."


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.