Grupo KION desenvolverá e produzirá seus próprios sistemas de célula de combustível para empilhadeiras

O Grupo KION está expandindo sua linha de propulsão a hidrogênio. O grupo global de intralogística desenvolverá e produzirá em breve seus próprios sistemas de células de combustível para seus empilhadeiras. A empresa vai investir mais de 11 milhões de euros nesta tecnologia. 

O plano é lançar seu próprio sistema de célula de combustível de 24 V para equipamentos de armazém no mercado na primavera de 2023. Espera-se que a conclusão do portfólio de células de combustível ocorra nos próximos anos. Isso significa que as marcas KION poderão em breve oferecer a seus clientes tudo o que precisam de uma única fonte: a empilhadeira, as células de combustível e o serviço associado.

“A partir de hoje, o KION Group será o único fabricante de empilhadeiras e equipamentos de armazém no mercado europeu a produzir suas próprias células de combustível, algo que realmente nos diferencia”, diz Rob Smith, CEO do KION GROUP AG. “Há uma enorme demanda de nossos clientes e esperamos que esta tecnologia nos permita atender às demandas cada vez maiores de intralogística para se tornar mais consciente dos recursos e sustentável, ao mesmo tempo em que atende às demandas de reabastecimento rápido.”

Fácil e Prático, Rápido e Limpo - As vantagens da tecnologia de célula de combustível são múltiplas. O sistema de energia não gera emissões durante a operação, tornando-o ideal para uso em armazéns. Se o hidrogênio também vier de fontes regenerativas, por exemplo, biogás ou eletrólise da energia solar ou eólica, ele é neutro para o clima. 

Uma outra vantagem do sistema de energia vem à tona ao parar para abastecer no posto de abastecimento de hidrogênio: o reabastecimento total do tanque leva apenas um a três minutos. Isso ajuda a minimizar as interrupções e aumentar a disponibilidade de empilhadeiras - uma enorme vantagem para operação em vários turnos e para grandes frotas. Outra vantagem é que eles não contêm ácidos tóxicos ou outros poluentes, uma vantagem real não apenas em termos de reciclagem, mas também para a operação diária. 

Por exemplo, isso torna a unidade de célula de combustível uma alternativa atraente para uma bateria de chumbo-ácido, especialmente em indústrias críticas de higiene, como as indústrias farmacêutica e alimentícia.

Produção de hidrogênio no local de Aschaffenburg - Paralelamente ao desenvolvimento e produção de sistemas de células de combustível, o Grupo também está instalando sua própria produção de hidrogênio em Aschaffenburg. O trabalho de construção de uma estação de abastecimento de hidrogênio financiada pelo estado, incluindo eletrolisador, está quase concluído. Após a conclusão dos trabalhos de construção da infraestrutura de hidrogênio, 21 sistemas híbridos de célula de combustível serão colocados em operação e substituirão a maioria das empilhadeiras por motores de combustão atualmente em operação no local.

Fonte de energia - As marcas do Grupo KION foram rápidas em abraçar a ideia de que as tecnologias de hidrogênio e células de combustível poderiam oferecer um potencial significativo para a intralogística. A subsidiária Linde Material Handling GmbH (Linde MH) da KION tem se concentrado intensamente nesta tecnologia multifacetada desde 1997 e iniciou a produção em série das primeiras empilhadeiras com esta tecnologia em 2010.

Hoje, a Linde MH oferece um dos portfólios mais amplos de caminhões industriais com acionamento por célula de combustível do mercado. Cerca de 80% de todos os modelos estão disponíveis com esta tecnologia de acionamento voltada para o futuro, incluindo porta-paletes, tratores ou empilhadeiras retráteis e empilhadeiras contrabalançadas.

A tecnologia também tem sido uma parte essencial do portfólio de produtos da subsidiária KION STILL GmbH por muitos anos. Para seus clientes, a empresa implementa projetos regulares de hidrogênio para vários tipos de caminhões desde 2003. A STILL opera atualmente uma das maiores frotas de empilhadeiras com propulsão a hidrogênio da Europa para um cliente na França. A subsidiária da KION, STILL, também firmou uma parceria com a Hydrogentle GmbH para poder aconselhar e apoiar melhor seus clientes em tudo relacionado à tecnologia de células de combustível. 

A parceria visa planejar projetos especiais de engenharia de plantas, produzir análises de viabilidade e aconselhar os clientes sobre o tema da infraestrutura de hidrogênio, desde as conversas iniciais até o fornecimento de infraestrutura completa de hidrogênio para enchimento de caminhões industriais.

Tecnologia de célula de combustível em caminhões industriais - Nos sistemas de célula de combustível, a energia é obtida por meio de uma reação química entre o oxigênio (O2) e o hidrogênio (H2), que alimenta uma bateria compacta de íon-lítio. Esta combinação híbrida alimenta a empilhadeira fornecendo energia aos motores de acionamento e elevação. A célula de combustível gera a energia elétrica necessária para operar a empilhadeira diretamente a bordo. Os únicos subprodutos gerados durante a “combustão a frio” são calor, vapor de água e água pura.

As primeiras empilhadeiras com seus próprios sistemas de célula de combustível serão lançadas ainda este ano.


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