Codesp vai implantar serviço de agendamento ferroviário para melhorar controle das cargas em vagões no Porto de Santos

Os planos, ainda em fase inicial, foram revelados pelo diretor de Operações Logísticas da estatal, Cleveland Sampaio Lofrano. Expectativa é que em dez anos modal responda por 40% das mercadorias do cais santista

ferroviaA Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) vai implantar um serviço de agendamento ferroviário para melhorar o controle sobre a chegada das cargas em vagões no complexo marítimo. Segundo o diretor de Operações Logísticas da estatal, Cleveland Sampaio Lofrano, o plano – ainda em fase inicial – é de que as composições deverão obedecer critérios como ocorre no modal rodoviário, com uma programação conjunta entre as concessionárias ferroviárias que atendem a região (a Rumo-ALL e a MRS Logística), que será coordenada através de uma central de controle.


De acordo com a companhia, a Docas pretende iniciar negociações para acertar como serão as regras para os vagões que seguem em direção ao Porto de Santos. “Essa medida poderá eliminar conflitos observados entre os dois modais de transporte”, destacou o diretor da Codesp. A medida visa facilitar e impulsionar o transporte ferroviário no cais santista.


O modal tem ampliado sua participação no deslocamento de mercadorias entre o complexo e o interior do País nos últimos anos Em 2010, as cargas transportadas em vagões somaram 19 milhões de toneladas, 19,5% de tudo o que passou pelos terminais marítimos da região no período. Já no ano passado, chegou a 27,5 milhões de toneladas, 24,7% das cargas.


A expectativa é de que, em dez anos, o modal responda por 40% das mercadorias que seguem em direção ao cais santista. Considerando apenas as commodities (principalmente as agrícolas, como soja e milho), essa participação é ainda maior, chegando a 58%.

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