Ferrovias responderam por 24,7% da movimentação entre Santos e o Interior do País em 2015

Na contramão do crescimento, movimentação de caminhões caiu 5,76%

Em números absolutos, o movimento de vagões entre o interior do Brasil e o Porto de Santos vem crescendo expressivamente. No ano passado, o aumento foi de 4,58%. Em contrapartida, o de caminhões caiu 5,76%. A expansão do modal ferroviário no transporte de cargas como granéis sólidos de origem vegetal (açúcar e grãos) impulsionou essa mudança na matriz de transporte de mercadorias.


Como já dito pelo Guia Marítimo News, sobre o serviço de agendamento ferroviário, para ampliar ainda mais a participação das ferrovias, a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) também estuda segregar o tráfego de trens e eliminar conflitos rodo-ferroviários no Porto de Santos. Nesse processo, o agendamento de vagões é uma das ferramentas a serem utilizadas pela Docas.


Vale ressaltar ainda que o agendamento de caminhões, hoje - especificamente com grãos - que chega ao cais santista deve passar pelos pátios reguladores credenciados (instalados tanto na Baixada Santista como na Grande São Paulo), onde será agendado. O motorista receberá, por escrito, o período em que o terminal deve recebê-lo.


O veículo que chegar dois dias antes ou depois do período agendado para carga ou descarga será considerado infrator. Mas, neste caso, o terminal que impedir o ingresso do caminhão irregular (aquele não esperado ou não apontado pelo sistema) não será responsabilizado pela permanência do auto em vias públicas. Ou seja, não será cobrada multa da instalação que comprovar que o auto não foi atendido pois o motorista burlou as regras de agendamento sem seu conhecimento.


Conforme resolução publicada pelo Governo Federal em 2013, o terminal que desrespeitar a norma de agendamento e causar congestionamentos pode ser multado de R$ 1 mil a R$ 2 mil por caminhão irregular. A normativa também prevê que as instalações recebam multas variando entre R$ 10 mil e R$ 20 mil por veículo que interromper o trânsito portuário.



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