O caminho para a visibilidade no transporte de contêineres

Os proprietários de cargas em todo o mundo enfrentam problemas semelhantes em relação aos seus serviços de transporte de contêineres. Transporte multimodal geralmente aparecem como "caixas pretas", e os contêineres são perdidos de vista até chegarem a certos pontos da cadeia de suprimentos. Esses problemas são agravados por dados de tempo estimados imprecisos do tempo de chegada (ETA), especialmente quando os ETAs mudam e os proprietários de carga não são notificados proativamente.

A falta de interoperabilidade entre diferentes soluções de TI criou enormes "pontos cegos" ao longo da jornada de contêineres de ponta a ponta que nenhuma solução proprietária provavelmente resolverá. Isso coloca os proprietários de carga em desvantagem competitiva. Sem visibilidade sobre onde o inventário está em qualquer momento, os proprietários de carga não podem atender efetivamente à demanda do mercado e estão mal equipados para gerenciar interrupções ou mudanças imprevistas.

Alcançar a visibilidade de ponta a ponta e em tempo real nas cadeias de suprimentos multimodal requer uma abordagem unificada e à prova de futuro para a troca de dados. Padrões digitais como os desenvolvidos pela Digital Container Shipping Association (DCSA) e seus parceiros de operadora são projetados para alinhar definições de dados e impulsionar a interoperabilidade de soluções tecnológicas. Isso permitirá que os participantes da cadeia de suprimentos troquem dados de forma unificada sobre sistemas diferentes.

Repensar o EDI

EDI tem sido o método dominante para trocar mensagens entre as partes interessadas do transporte de contêineres há décadas. Foi projetado para eliminar grande parte do erro humano que ocorre com processos manuais baseados em papel, e o faz de forma bastante eficaz. Mas, como muitas tecnologias de 40 anos, a EDI tem algumas desvantagens em termos de acompanhar as demandas modernas dos clientes por visibilidade.

As limitações do EDI decorrem do fato de que ele foi projetado para a comunicação unidirecional de um tipo de mensagem de uma máquina para outra. Cada conexão EDI deve ser integrada aos sistemas back-end das máquinas de envio e recebimento. Um proprietário de carga precisa de várias conexões EDI com cada transportadora com a qual trabalha para comunicar todas as mensagens envolvidas, por exemplo, em uma solicitação de reserva. E se algum dos dados em qualquer uma das mensagens mudar em cada extremidade, ou um novo tipo de dados for necessário, a conexão EDI tem que ser reconfigurada, ou uma nova precisa ser criada.

Como resultado, a manutenção do EDI é extremamente intensiva em mão-de-obra e cara devido ao número de conexões EDI 1:1 necessárias para conectar várias partes. Mas mesmo que você tenha dinheiro para gastar, está se tornando cada vez mais difícil encontrar pessoas que possam fazer o trabalho. A tecnologia está avançando, e os tecnólogos são treinados em tecnologias modernas. O EDI é um beco sem saída para empresas que precisam inovar, mantendo uma força de trabalho sustentável.

APIs — interações em tempo real, custos

mais baixos A interface de programação de aplicativos (API) é o padrão moderno para comunicações digitais interoperáveis. É um conjunto de instruções de programação e padrões de troca de dados que permitem que diferentes sistemas baseados na Web se comuniquem entre si em tempo real. As APIs podem lidar com bilhões de interações todos os dias. Com novas tecnologias, como dispositivos inteligentes de rastreamento de contêineres, os volumes de troca de dados em tempo real crescerão exponencialmente, exigindo uma mudança para a tecnologia de API. 

O valor da tecnologia de API é bem reconhecido nos negócios, e tem sido um eixo para a transformação digital em muitas indústrias digitalmente avançadas, como bancos e comércio eletrônico. Pense em quando você usa seu cartão de crédito para comprar algo online. Os dados necessários para concluir a transação são trocados e validados instantaneamente pela web usando APIs. Muitas organizações de padrões estão adotando as APIs como uma forma de melhorar o compartilhamento de informações e a interoperabilidade. Por exemplo, a ONU/CEFACT lançou esforços para garantir a proliferação de APIs web para apoiar os processos de comércio internacional e transporte.

A troca de dados em tempo real ativada por APIs é o necessário para aumentar a visibilidade nos processos e eventos de transporte de contêineres. Pense nos benefícios para o tratamento de exceções em particular. Com o EDI, os transportadores têm que esperar que as transportadoras os notifiquem sobre os eventos acordados. Mas com as APIs, os entregadores podem consultar o sistema da operadora ou assinar para receber automaticamente atualizações de status para qualquer evento relevante. Se houver atrasos ou outros tipos de exceções, os entregadores podem aprender sobre eles à medida que acontecem e trabalhar para resolvê-los imediatamente.

Padrões digitais dcsa – impulsionando a visibilidade em tempo real no transporte de contêineres O objetivo do DCSA é estabelecer padrões digitais que permitam a interoperabilidade de soluções tecnológicas em toda a cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Isso fornecerá uma base para a digitalização em todo o setor nos moldes do que você vê nos bancos, telco e nas companhias aéreas. Ao trabalhar para a adoção generalizada de padrões, o objetivo da DCSA é avançar significativamente o setor em termos de visibilidade e capacidade de resposta em tempo real

Com 9 das 10 principais operadoras como membros, a DCSA está em uma posição única para trabalhar com uma ampla gama de stakeholders do setor, incluindo órgãos reguladores e outras organizações de padrões, para impulsionar o alinhamento em cada ponto de conexão usando APIs. Isso criará um ecossistema de interoperabilidade em toda a cadeia de suprimentos global que permitirá que os transportadores se conectem em tempo real não apenas com as transportadoras, mas com despachantes de carga, terminais, portos, reguladores, bancos, funcionários aduaneiros, etc. E todas essas conexões terão muito menos pontos de integração tecnológica e exigirão muito menos manutenção do que um sistema baseado em EDI teria.

Até o momento, a DCSA publicou normas para alguns dos aspectos mais urgentes e impactantes da indústria de transporte de contêineres, incluindo Track & Trace, Internet of Things (IoT) e, em breve, projeto eletrônico de embarque (eBL) (como o primeiro passo para a eDocumentação). Embora essas normas aproximem a indústria da interoperabilidade, mesmo se implementadas no EDI, a DCSA publica definições abertas de API e princípios de design para acelerar a mudança para a comunicação arbitrada pela API. A adoção generalizada de padrões digitais baseados em API permitirá que os transportadores e outras partes interessadas do setor recebam os dados em tempo real necessários para tomar melhores decisões de negócios ao longo da jornada de contêineres.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.