Wilson Sons investe em inovação no Tecon Rio Grande

Terminal de contêineres apoia eventos voltados ao tema em novembro

Com mais de 180 anos, a Wilson Sons mantém sua estratégia no Tecon Rio Grande (RS) voltada para transformação digital. Automação, biometria, sistema colaborativo em nuvem, entre outras soluções inovadoras são alguns dos investimentos da Companhia no terminal de contêineres do Porto do Rio Grande para otimizar as operações, reduzir tempo e custo, além de garantir maior segurança e transparência para os clientes.

Em uma das estratégias para se manter atualizado, o terminal investe no apoio e participação em eventos onde possa debater e trocar experiências sobre as questões relativas à inovação. Este mês, o Tecon Rio Grande patrocina o evento UP Digital, de 16 a 20 de novembro, na cidade do Rio Grande; e estará também presente na feira Mercopar, de 17 a 19 de novembro, este último em parceria com a Portos RS. “Vivemos um momento de transformação tecnológica, e a busca pela inovação nunca foi tão necessária. São desafios inéditos que têm exigido respostas cada vez mais criativas e ágeis”, avalia Paulo Bertinetti, diretor presidente do terminal.

Em sua segunda edição, o UP Digital é voltado ao desenvolvimento de competências interpessoais e, este ano, vai discutir soft skills, transformação digital, diversidade e tecnologia. Já a Mercopar é uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. Em 2019, registrou R$ 65 milhões em negócios em diferentes segmentos, como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, startups, movimentação e armazenagem.

Com os desafios deste ano, Bertinetti lembra que as novas tecnologias implementadas no terminal permitiram uma adaptação rápida ao trabalho remoto. Um exemplo é o Navis N4, um dos sistemas mais importantes para planejamento de carga, que foi adaptado para acesso remoto. Implantada em 2017, a tecnologia tem gerado significativos ganhos de produtividade para o terminal.

Outros destaques são a XVela, plataforma em nuvem colaborativa, que permite acompanhar a operação do navio em tempo real; o Sigga, sistema capaz de controlar e verificar serviços de manutenção em tempo real; a automatização dos gates, agilizando a entrada e saída de caminhões do terminal; além da plataforma Teconline, para atendimento dos clientes, que foi totalmente remodelada em 2020.

Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores.   

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.