BAT tem crescimento exponencial na logística de entregas

O crescimento é resultado da parceria com a Uello e da utilização de tecnologia SaaS

A BAT Brasil (ex-Souza Cruz), obteve forte crescimento na sua logística de entregas. A taxa de ocupação da frota veicular subiu para 80,2% em 2022, o que possibilitou maior capacidade de armazenamento de produtos nos veículos e volume maior de entregas por viagem. Os números representam um aumento de 38%, se comparado com 2021. Já o volume de veículos da frota flexível teve crescimento de 30% neste ano, resultando na redução de quilômetros percorridos e, consequentemente, diminuição de custos e de emissão de carbono.

Os resultados foram alcançados por meio do investimento na sua nova tecnologia SaaS (do inglês, Software as a Service), desenvolvida pela Uello, empresa especializada em logística de entregas e distribuição. A plataforma SaaS, foi construída a partir de sistemas de gestão de entregas, utilizados para estruturar a operação de crowdshipping - aquela feita por pessoas comuns, com seus próprios veículos. A tecnologia funciona por meio da solução para clientes B2B, para que através dela se estabeleça a gestão das redes de terceiros, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de novos produtos para atender as demandas do mercado.

“A Uello ajuda empresas a encontrarem a sua ‘entrega do jeito certo’ através de uma plataforma muito flexível e customizável, de acordo com as necessidades de cada cliente. Este foi um projeto bastante desafiador, de alta complexidade por envolver diversos stakeholders, que agora passam a estar mais integrados, com maior visibilidade e performance em suas operações", declara Fernando Sartori, Founder e CEO da Uello.

A parceria entre a BAT Brasil e a Uello teve início em 2019, através do programa de aceleração organizado pela Liga Ventures. O objetivo central da logtech era construir uma plataforma tecnológica aplicada à logística da BAT, que suprisse a deficiência da operação atual, devido à grande demanda de entregas e coletas. Por meio da solução SaaS, a Uello elevou a qualidade de entrega, gerando grandes resultados de crescimento.

Já foram roteirizados aproximadamente 3 milhões de entregas, 45 mil rotas, e o território coberto inclui 20 cidades em 7 estados diferentes do território nacional. Essa parceria permitiu o aprimoramento de diversas ferramentas, como torre de controle, gerenciador de frotas e redespacho. A satisfação dos motoristas é de 90%, de acordo com os resultados coletados no NPS - métrica de satisfação.

Entre os benefícios qualitativos da tecnologia SaaS estão o acompanhamento do tracking em tempo real dos pedidos, motoristas e vendedores; centralização da operação e novos controles - ferramenta única que permite planejamento e gestão operacional, reduzindo o esforço operacional em consolidar informações de sistemas distintos; planejamento do last mile com a solução de Crowdshipping conectada; integração digital dos pontos de venda – clientes e motoristas; avanço de estratégias multimodais por meio de depósitos urbanos; otimização da frota, por meio da identificação e redução da frota ociosa; redução de custos com headcount, otimização da operação logística, unificação dos apps de entrega e apoio a necessidades financeiras por meio de modelo de custo otimizado.

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