Governo é obrigado a aumentar serviço da praticagem em Santos em 31%, mas diz que vai recorrer
O ajuste foi ordenado pela Justiça, que mandou adequar os preços pela soma do IPCA de quatro anos. A praticagem de Santos cobra preços semelhantes aos do resto do mundo e esse não é um item de peso no valor total do frete
Redação
O serviço de manobra de navios - que deve ser feito com apoio de especialistas (os práticos), já que se trata de operação de risco, aumentou no Porto de Santos aumentaram 31,4%. O ajuste foi ordenado pela Justiça, que mandou adequar os preços pela soma do IPCA de quatro anos. O governo, que foi obrigado a determinar o aumento, irá recorrer da decisão.
A tabela de valores da praticagem é determinada pela Marinha. Em 2012, a presidente Dilma criou um grupo para repensar a maneira como o serviço é prestado e a lógica da precificação. Quando a comissão foi instalada, os valores ficaram congelados.
No fim do ano passado, a Justiça determinou a correção da tabela retroativa a 2011, e os novos preços passaram a valer na quinta-feira (14), quando foram publicados no Diário Oficial. Em nota, a SEP (Secretaria Especial de Portos) afirmou que "trabalha com o intuito de aprimorar a gestão e reduzir os custos do setor portuário". É a comissão que irá recorrer à Justiça.
A tabela é usada se não há acordo com as empresas que fretam navios, que são casos mais frequentes com os armadores estrangeiros. "Essas empresas trabalham em dólar. Mesmo com a atualização dos valores, o preço teve queda de 40%", diz Marcos Jorge Matus, executivo da associação.
A praticagem de Santos cobra preços semelhantes aos do resto do mundo e esse não é um item de peso no valor total do frete, segundo ele. A Centronave, a associação de empresas de navegação, não se pronunciou.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.