JBS e EZVolt reforçam compromisso com a transição energética na logística

JBS reduz emissões de CO2 em 2 mil toneladas com frota de caminhões elétricos

A No Carbon, uma empresa da JBS focada na locação de veículos 100% elétricos, fechou um acordo estratégico com a EZVolt, uma startup de eletromobilidade do portfólio de energias renováveis da Vibra. O objetivo dessa parceria é fornecer pontos de recarga para a crescente frota de caminhões elétricos da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo.

Em um período impressionante de três meses, a EZVolt já instalou mais de 100 carregadores em várias localidades, com planos de adicionar mais 30 pontos até o final deste ano. Isso elevará o total de estações de recarregamento para 130, espalhadas por todo o país.

A No Carbon, uma iniciativa lançada em 2022 como parte dos Novos Negócios da JBS, opera atualmente uma frota de 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente por eletricidade. Esses caminhões são responsáveis por distribuir os produtos das marcas Friboi, Seara e Swift em centros urbanos em todo o Brasil.

Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS, destaca o compromisso contínuo da empresa com soluções de logísticas sustentáveis e de baixo carbono. Ele afirma: "Nosso objetivo é seguir ampliando as nossas soluções de logísticas sustentáveis e de baixo carbono, razão pela qual estamos investindo na ampliação de nossas redes de recarga para os caminhões".

A EZVolt instalou carregadores em centros de distribuição da Seara e da Friboi em várias regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e São Paulo. Além disso, a frota da No Carbon conta com hubs de recarga ultrarrápida, capazes de recarregar os veículos em até uma hora, caso necessário durante suas rotas.

Bernardo Winik, vice-presidente B2B da Vibra, comenta: "Estamos evoluindo nos serviços que oferecemos aos nossos clientes. Queremos auxiliá-los na missão de entregar seus compromissos de redução das emissões de gases associados ao efeito estufa. Trabalhamos diariamente para atendê-los da melhor maneira, e o acordo celebrado entre a EZVolt e a JBS comprova que estamos no caminho certo."

Desde o lançamento da No Carbon em 2022, os caminhões da empresa já percorreram cerca de 3,4 milhões de quilômetros para a entrega dos produtos da JBS, economizando cerca de 2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera com a substituição de combustíveis fósseis por eletricidade. Isso equivale ao plantio de 270,2 mil árvores, enfatizando a pegada mais sustentável da frota elétrica.

O acordo entre a JBS e a EZVolt segue a modalidade conhecida como "charge as a service", na qual a startup apoia a empresa em todas as etapas da migração da frota. A EZVolt é responsável pelo investimento em aquisição e instalação dos equipamentos e infraestrutura, fornecendo também o software de gestão de recargas para que a No Carbon tenha acesso a todos os relatórios de consumo de energia dos veículos. Todos os hubs de recarga da JBS são monitorados 24 horas por um centro de controle da EZVolt, garantindo um alto nível de serviço de recarga.

Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, destaca a abordagem da empresa: "Nossa escolha de aportar recursos próprios, arcando com o investimento na implantação da rede de recarga, demonstra que estamos alinhados à nova cultura em que as empresas optam por contratar um serviço de qualidade em vez de tentar comprar equipamentos por conta própria e levar uma operação complexa como essa internamente."



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.