Até já, Julian Thomas

Aposenta-se, cedo, diga-se de passagem, um dos principais líderes da navegação transatlântica e impulsionadores da cabotagem brasileira.

Após dirigir a Hamburg Süd e a Aliança Navegação no Brasil, por longos anos, Julian Thomas mereceria um bom descanso se não fosse o fato de que, em pleno vigor, curioso e agitado como sempre, a nossa aposta é que logo usará a sua inigualável competência para liderar outras inovações em algum campo pioneiro.

Nos anos em que acompanhamos a sua trajetória, vimos a Hamburg Süd assumir a liderança no seu trade e a Navegação Aliança tornar-se a maior empresa de cabotagem num país onde a primazia do transporte sempre foi rodoviária. Também vimos nascer importantes associações e grupos que ajudaram a organizar e a regulamentar o setor de navegação transatlântica, o de cabotagem e do transporte Multimodal, com a ajuda do Julian. Foi um grande protagonista nas diversas batalhas necessárias para que a cabotagem se tornasse uma realidade. Entre elas, algumas que o Guia Marítimo teve a honra de participar. Estávamos juntos nas discussões pela privatização portuária e ao ser assinada na Intermodal South América que organizávamos na época. Sempre disposto a cooperar, Julian Thomas foi o nosso guru, apoiador e palestrante no Guia Marítimo, na Intermodal, no A Hora da Cabotagem e na Logitech, em tudo que dizia respeito à navegação. Fez parte da razão de nosso sucesso.

Numa homenagem de despedida, prestada pela Maersk, pudemos testemunhar as emocionadas declarações de agradecimento de muitos colaboradores que liderou. Ouvimos testemunhos da casa matriz sobre os inúmeros investimentos no Brasil que foram feitos em projetos criados e insistentemente defendidos pelo Julian, que acabaram se tornando muito bem-sucedidos. Também, sobre a importância que o trabalho do Julian teve no interesse da Maersk pelo grupo Hamburg Süd como um todo. Tem sentido. Afinal, a meu ver, o conceito de logística integrada já estava implantado no Brasil pelo Julian e seus colaboradores da Aliança antes de virar moda no mundo.

O Tadeusz, eu e a equipe do Guia Marítimo temos enorme gratidão por esse amigo, mas, não sentiremos saudades. Sabemos onde mora. Sem o menor escrúpulo iremos procurá-lo sempre que tivermos algo a aprender. Sabemos que essa é a sua cachaça e acreditamos que ele ficará feliz em cooperar mais um pouco com esse setor que tanto ajudou a crescer.

Obrigado Julian.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.