CMA CGM, Renault e Volvo se unem na eletrificação de vans

A CMA CGM anunciou sua participação como membro fundador da Flexis SAS, uma iniciativa de próxima geração de vans elétricas, ao lado de empresas como Renault Group e Volvo. O empreendimento, anunciado em 22 de março de 2024, destaca o compromisso do grupo com a sustentabilidade e a inovação.

Através do seu fundo de investimento em energia, PULSE, a CMA CGM adquiriu uma participação de 10% na Flexis SAS e demonstrou interesse em um investimento estratégico de até EUR 120 milhões até 2026. Essa parceria estratégica reflete o compromisso da CMA CGM em liderar a descarbonização da cadeia de valor logística. 

O Grupo Volvo e o Grupo Renault, que detêm cada um uma participação de 45% na Flexis SAS, planejam investir respectivamente 300 milhões de euros nos próximos três anos.

Criado por Rodolphe Saadé em 2022, o Fundo de Energia PULSE da CMA CGM tem uma alocação generosa de €1,5 bilhão para impulsionar a transição para uma economia mais sustentável. Com foco em investimentos diretos e indiretos em empresas inovadoras e projetos industriais sustentáveis, o fundo está na vanguarda da transformação energética.

A Flexis SAS surge em resposta à crescente demanda por vans eletrificadas, impulsionada pelas preocupações com as mudanças climáticas e as regulamentações de emissões de CO2. Prevê-se que o mercado europeu de vans elétricas cresça a uma taxa anual de 40% até 2030, à medida que o comércio eletrônico e a logística continuam a se expandir.

Para enfrentar esses desafios, Volvo Group, Renault Group e CMA CGM Group uniram forças para criar a Flexis SAS. Esta aliança única combina a experiência industrial de fabricantes automotivos de renome mundial com o conhecimento especializado em logística e transporte.

A nova geração de vans comerciais leves fabricadas pela Flexis SAS será construída sobre uma plataforma totalmente elétrica, oferecendo alta modularidade e segurança a um custo competitivo. Equipadas com tecnologia de ponta, essas vans serão capazes de monitorar a atividade de entrega dos usuários, reduzindo significativamente os custos operacionais para os clientes.

Com a produção prevista na fábrica Sandouville do Grupo Renault, especializada em veículos comerciais leves, espera-se a criação de 550 novos empregos nos próximos quatro anos. Essa iniciativa não apenas impulsionará a inovação na indústria automotiva, mas também contribuirá para a criação de uma economia mais verde e sustentável para o futuro.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.