Empresas europeias de navegação expandem para África, Ásia e América do Sul

Bilbao destaca-se como porto base para diversos serviços que chegam à América do Sul pela costa do Pacífico, admitindo cargas convencionais, Ro-Ro e de projeto no acesso aos mercados do Peru, Chile, Colômbia e Bolívia.

Cleci Leão


O Porto de Bilbao está expandindo suas linhas transoceânicas com quatro novos serviços para três diferentes continentes, com foco nos serviços Ro-Ro, convencional e cargas de projeto. Ligando Bilbao a Casablanca, no Marrocos, um serviço regular de carga solta será iniciado, oferecendo transit time de quatro dias e a possibilidade de escalas na Algéria e na Tunísia, bem como outros portos na costa africana do Mediterrâneo. Batizada de Conti Med Line, a linha será representada por Vasco Navarra de Navegación (Bilbao) e deverá carregar commodities como madeira, ferro e aço, carga geral, de projeto e contêineres particulares (SOC). Representada pela Insignia Shipping, pertencente ao grupo A. Pérez y Cia, a West Africa BOCS também vai oferecer um serviço mensal regular que conecta a Europa à costa oeste africana, com quatro navios multipurpose.


A companhia de navegação Middle East Saudi, agenciada por Bergé Marítima Bilbao, também já implementou seu primeiro serviço regular da Europa para o Oriente médio, elegendo o porto de Bilbao como o único a receber uma escala na Península Ibérica. A rota é especificamente designada para o transporte de cargas Ro-Ro, convencional e de projeto. Nas outras regiões europeias, a rota inclui Tilbury (RU), Bremerhaven (Alemanha), Antuérpia (Bélgica), até chegar a Bilbao, antes de atravessar o Canal de Suez (Port Said, no Egito) para chegar a Jeddah e Dammam (Arábia Saudita). Dependendo da disponibilidade de cargas, há também escalas possíveis em Hamburgo, Jebel Ali, Aqaba, Suez e Djibouti.


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Bilbao também se tornou o porto base para a companhia SDW Shipping, cujo agente é Marítima Davila Bilbao, em uma rota mensal que conecta o norte da Europa à costa do Pacífico da América do Sul. O serviço que exporta da Europa para a costa oeste sul-americana admite cargas convencionais, Ro-Ro e cargas de projeto pesadas ou superdimensionadas dentro da classificação do IMO. Dois navios multipurpose partem do porto sueco de Uddevalla, e do holandês Vlissingen, fazendo em Bilbao a sua última escala europeia antes de seguir para Callao, no Peru, e Iquique e Arica, no Chile. Há também a possibilidade de incluir uma escala em Buenaventura, Colômbia, e estender o serviço até Valparaíso, no Chile. Com transit time estimado em 24 dias entre Bilbao e Callao, a escala em Arica também facilita o acesso ao mercado boliviano.

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